A INSERÇÃO DAS QUESTÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS NAS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS: RELATO DE AÇÕES ADOTADAS POR EMPRESAS DO SETOR DE COSMÉTICOS NO BRASIL

Autores

  • Raquel Marilde da Silva Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Rodrigo André Fernandes Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Resumo

Com maior frequência, as organizações vêm percebendo a necessidade da preservação ambiental em suas atividades, questão esta que não é percebida somente como um custo, mas como um valor comum às empresas, motivo este que favorece e atrai a atenção de investidores que priorizam empresas que gerem mais receitas e menor índice de poluição, bem como a adoção de práticas sustentáveis destaca a empresa na percepção do cliente. A partir dessas considerações, objetivou-se neste estudo identificar práticas sustentáveis desenvolvidas por empresas do setor de cosméticos e higiene pessoal que atuam no mercado nacional. A metodologia adotada neste estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e descritiva, e os dados coletados são do ano 2012 das cinco maiores empresas de cosméticos e produtos de higiene presentes no Brasil: Natura, Unilever, O Boticário, Procter&Gamble e Avon. Nestas, identificam-se ações de sustentabilidade social e ambiental, que as práticas sociais são intrínsecas em suas políticas, sendo parte da cultura organizacional e percebidas como ações que as diferenciam em sua área de atuação.

Palavras-chave: Estratégia empresarial. Meio ambiente. Sustentabilidade empresarial.

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Biografia do Autor

Raquel Marilde da Silva, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Graduada em processos Gerenciais pela Uniasselvi. Pós-graduanda do curso de Gestão Estratégica de Empresas pela Univer­sidade do Oeste de Santa Catarina.

Rodrigo André Fernandes, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Bacharel em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc. Especialista em Gerenciamento de Projetos e Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pela Faculdade Internacional de Curitiba.

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Publicado

2016-06-06

Como Citar

da Silva, R. M., & Fernandes, R. A. (2016). A INSERÇÃO DAS QUESTÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS NAS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS: RELATO DE AÇÕES ADOTADAS POR EMPRESAS DO SETOR DE COSMÉTICOS NO BRASIL. Unoesc & Ciência - ACSA, 7(1), 15–24. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/9999