Inteligências múltiplas e o ensino contábil na Unidade de Chapecó e no Campus de Xanxerê da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)
Resumo
A concorrência laborativa experimentada nos anos posteriores à década de 1990 tornou-se deveras competitiva, enaltecendo aqueles que possuem melhor preparo e aptidão intelectual para determinada área profissional. Analisando-se tais proposições em consonância com a Ciência Contábil, a mensuração acerca da capacidade intelectual dos acadêmicos que ainda compõem os bancos universitários da Universidade do Oeste de Santa Catarina pode-se tornar o grande diferencial na disputa pelo mercado de trabalho. Os objetivos são verificar quais as espécies de inteligência encontradas nos acadêmicos da Unidade de Chapecó e do Campus de Xanxerê do Curso de Ciências Contábeis na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); analisar quais são as definições de inteligências múltiplas, referendando a base teórica para posterior pesquisa de campo; verificar a existência, por intermédio de questionários, de variadas inteligências nos acadêmicos de Ciências Contábeis vinculados ao respectivos locais; averiguar se existe o desenvolvimento de alguma das formas de inteligência entre os acadêmicos no decorrer da graduação em Ciências Contábeis na Unoesc; apontar novas formas de abordagem de temáticas ligadas à contabilidade e ao desenvolvimento de aulas que possibilitem o amadurecimento de algumas inteligências que possam contribuir para o futuro do profissional contábil.
Palavras-chave: Inteligências múltiplas. Ensino contábil. Atuação profissional.