Inteligências múltiplas e o ensino contábil na Unidade de Chapecó e no Campus de Xanxerê da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Autores

  • Cássio Gaboardi Lucas UNOESC
  • Graziele Ninbla Scussiato Trentin UNOESC

Resumo

A concorrência laborativa experimentada nos anos posteriores à década de 1990 tornou-se deveras competitiva, enaltecendo aqueles que possuem melhor preparo e aptidão intelectual para determinada área profissional. Analisando-se tais proposições em consonância com a Ciência Contábil, a mensuração acerca da capacidade intelectual dos acadêmicos que ainda compõem os bancos universitários da Universidade do Oeste de Santa Catarina pode-se tornar o grande diferencial na disputa pelo mercado de trabalho. Os objetivos são verificar quais as espécies de inteligência encontradas nos acadêmicos da Unidade de Chapecó e do Campus de Xanxerê do Curso de Ciências Contábeis na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); analisar quais são as definições de inteligências múltiplas, referendando a base teórica para posterior pesquisa de campo; verificar a existência, por intermédio de questionários, de variadas inteligências nos acadêmicos de Ciências Contábeis vinculados ao respectivos locais; averiguar se existe o desenvolvimento de alguma das formas de inteligência entre os acadêmicos no decorrer da graduação em Ciências Contábeis na Unoesc; apontar novas formas de abordagem de temáticas ligadas à contabilidade e ao desenvolvimento de aulas que possibilitem o amadurecimento de algumas inteligências que possam contribuir para o futuro do profissional contábil.

Palavras-chave: Inteligências múltiplas. Ensino contábil. Atuação profissional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássio Gaboardi Lucas, UNOESC

Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina Campus de Chapecó e do Curso de Direito da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Graziele Ninbla Scussiato Trentin, UNOESC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2001). Pós- graduada em Custos e Controladoria pela UNOCHAPECÓ. Pós- Graduada em Qualidade na Prestação dos Serviços Contábeis pela UNOCHAPECÓ. Pós- Graduada em Educação e Docência no Ensino Superior pela Faculdade Exponencial (FIE). Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atualmente é professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina- Chapecó e analista contábil - SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, atuando principalmente nos seguintes temas: tomada de decisões, falência, pequenas e médias empresas, análise econômico- financeira, análise e balanced scorecard, inovação e cultura organizacional.

Downloads

Publicado

2010-07-13

Como Citar

Lucas, C. G., & Trentin, G. N. S. (2010). Inteligências múltiplas e o ensino contábil na Unidade de Chapecó e no Campus de Xanxerê da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Unoesc & Ciência - ACSA, 1(1), 53–62. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/86