Experiência de consumo: as sensações no processo de compra no ponto de venda físico e no ponto de venda virtual

Autores

  • Lidiane Camiloti Unoesc
  • Natália Luz
  • Raquel Pisetta

Resumo

O presente artigo buscou compreender de que forma as sensações interferem na experiência de compra de um produto no ponto de venda físico e no ponto de venda virtual. O objetivo foi identificar as experiências percebidas pelos usuários no processo de compra em ambos os ambientes, e para isso, a metodologia utilizada foi por meio de entrevistas em profundidade e observação in loco aliada ao think aloud. Os resultados mostraram que o design e a emoção nem sempre são identificados pelo usuário, mas as sensações experienciadas interferem de forma significativa no processo de compra. A pesquisa realizada permite concluir que as emoções não devem ser vistas como uma consequência nesse processo, mas algo que deve ser projetado pelo designer.

Palavras-chave: Emoção. Design. Experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Camiloti, Unoesc

Autores:

Lidiane, Natalia e Raquel: Mestrandas em Design Estratégico.

Área Das Ciências Sociais Aplicadas.

Natália Luz

Mestranda pela Escola de Design da Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Raquel Pisetta

Mestranda pela Escola de Design da Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Downloads

Publicado

2011-08-15

Como Citar

Camiloti, L., Luz, N., & Pisetta, R. (2011). Experiência de consumo: as sensações no processo de compra no ponto de venda físico e no ponto de venda virtual. Unoesc & Ciência - ACSA, 2(1), 59–66. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/694