ESTUDO DA APLICABILIDADE DE INDICADORES DE RECURSOS HUMANOS NAS INDÚSTRIAS MOVELEIRAS DO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Luana Mota UNOESC
  • Adriana Salvi UNOESC

Resumo

No presente estudo investigou-se a utilização e a aplicabilidade de indicadores na área de Recursos Humanos nas indústrias moveleiras do Extremo-oeste de Santa Catarina, associadas ao Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai (Simovale), e buscou-se diagnosticar os tipos de treinamento utilizados, além de analisar a utilização do indicador de absenteísmo e do indicador de rotatividade. O universo pretendido para a pesquisa foi composto por 16 empresas. A pesquisa é do tipo levantamento. A análise dos dados teve abordagem quantitativa/descritiva, observando-se que os dados foram coletados por meio de aplicação de questionários. O questionário foi composto por 16 questões fechadas e aplicado aos responsáveis pelos colaboradores de cada empresa por meio eletrônico. Algumas conclusões a que se chegou são que os principais tipos de treinamento aplicados pelas empresas pesquisadas são o treinamento técnico e o de integração; em determinadas situações as empresas enfrentam dificuldades para manter as pessoas na organização; as principais razões apontadas para justificar faltas ao trabalho são doença e motivos pessoais; maior parte das empresas utiliza algum tipo de mensuração de indicadores na área de Recursos Humanos.

Palavras-chave: Recursos Humanos. Indicadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Mota, UNOESC

Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Oeste de Santa Catarina de São Miguel do Oeste. Bacharel em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina de São Miguel do Oeste.

Adriana Salvi, UNOESC

possui graduação em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000) e especialização em Administração de Recursos Humanos. Mestre em Administração Estratégica de Negócios pela UNAM (2011). Atualmente é professora da Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência nos cursos de Pedagogia Empresarial, Administração, Agronegócios, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação, Agronomia, Tecnologia em Gestão de Empreendimentos, em Gestão Ambiental e em Laticínios. Em cursos de Pós-graduação na área de Gestão de Pessoas em temas como Gestão Estratégica de RH, Práticas e Valores Organizacionais, e em Metodologia da Pesquisa; e em cursos de Gestão de Cooperativas de Crédito. Atua em Consultoria de Gestão de RH.

Downloads

Publicado

2015-11-27

Como Citar

Mota, L., & Salvi, A. (2015). ESTUDO DA APLICABILIDADE DE INDICADORES DE RECURSOS HUMANOS NAS INDÚSTRIAS MOVELEIRAS DO OESTE DE SANTA CATARINA. Unoesc & Ciência - ACSA, 6(2), 207–216. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/6874