O ORÇAMENTO MATRICIAL: CONTROLE GERENCIAL DE GASTOS FIXOS

Autores

  • Jaqueline Dalpaz UNOESC- Chapecó
  • Graziele Ninbla Scussiato Trentin UNOESC

Resumo

A presente pesquisa abordou o orçamento matricial, um instrumento do planejamento estratégico empresarial, que visa garantir as metas traçadas pela administração no nível operacional. A pesquisa esteve focada em descrever a aplicabilidade do orçamento matricial como ferramenta de controle de gastos fixos. A estrutura metodológica, em relação aos objetivos, foi descritiva, quanto aos procedimentos bibliográfica e de campo e quanto à abordagem do problema, qualitativa. A pesquisa de campo, cuja amostra foram empresas que utilizam o orçamento matricial localizadas na região Oeste de Santa Catarina, procedeu-se por meio de roteiro de entrevistas padronizadas. A análise dos resultados da amostra por acessabilidade permitiu relacionar as percepções dos entrevistados nas respostas da pesquisa ao material bibliográfico a respeito do tema. Entre os resultados obtidos, ficou evidenciado que todas as empresas entrevistadas apontaram o fator humano como ponto principal para o sucesso da implantação do orçamento matricial. Todas as empresas entrevistadas afirmaram que após a implantação do orçamento matricial houve melhorias no relacionamento da controladoria com as demais áreas da empresa, como a melhoria no controle dos gastos fixos e a sua redução.

Palavras-chave: Controladoria. Planejamento. Orçamento matricial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Dalpaz, UNOESC- Chapecó

Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina de Chapecó

Graziele Ninbla Scussiato Trentin, UNOESC

Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau; Especialista em Qualidade na Prestação dos Serviços Contábeis pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó; Especialista em Educação e Docência no Ensino Superior pela Faculdade Exponencial; Especialista em Custos e Controladoria pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó; graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina; professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unidade de Chapecó; gerente financeira da FIESC; atua nos seguintes temas: tomada de decisões, falência, análise econômico-financeira, Balanced Scorecard, inovação e cultura organizacional.

Downloads

Publicado

2014-06-26

Como Citar

Dalpaz, J., & Trentin, G. N. S. (2014). O ORÇAMENTO MATRICIAL: CONTROLE GERENCIAL DE GASTOS FIXOS. Unoesc & Ciência - ACSA, 5(1), 87–94. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/4473