INDICADORES SOBRE O ENVELHECIMENTO NA REGIÃO DE ABRANGÊNCIA DE TRÊS SECRETARIAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO EXTREMO-OESTE CATARINENSE

Autores

  • Alyne Sehnem Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Simone Sehnem Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O objetivo geral que permeia o artigo consistiu em caracterizar a população idosa dos municípios das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) de Itapiranga, São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. Buscou-se fazer uma análise sobre o processo de envelhecimento na região Oeste de Santa Catarina tendo como base os indicadores sociais disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), obtidos pelos censos demográficos dos anos 2000 e 2010. Têm-se, a partir desses dados, como intenção, a análise das situações de domicílio (urbano ou rural) e gênero da população idosa residente na região das SDRs de Itapiranga, São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. Os objetivos foram atingidos por meio da realização de pesquisa bibliográfica e documental junto ao banco de dados Sidra do IBGE. Foi constatado que na região o número de pessoas com faixa etária superior a 60 anos subiu nos últimos 10 anos, observando as alterações registradas em nível nacional. Percebeu-se que a maioria da população idosa é do gênero feminino e que houve uma migração do meio rural para o meio urbano. Concluiu-se que uma observação e acompanhamento por parte de órgãos públicos e instituições privadas se fazem necessários, a fim de se obter um melhor posicionamento de ações no que diz respeito à promoção de políticas e práticas para o desenvolvimento regional direcionadas para essa população que envelhece. A melhoria na qualidade de vida, que teve como consequência o aumento na expectativa de vida da população, faz com que os resultados obtidos possam ser justificados.

Palavras-chave: Envelhecimento. SDR de Itapiranga. SDR de São Miguel do Oeste. SDR de Dionísio Cerqueira. Desenvolvimento Regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alyne Sehnem, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora dos Cursos de Administração e Sociologia da UNOESC, Mestre em Administração – UCS, E-mail: alyne.sehnem@unoesc.edu.br. São Miguel do Oeste – Santa Catarina – Brasil.

Simone Sehnem, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora Permanente do Mestrado Profissional em Administração da UNOESC, Doutorado em Administração e Turismo - UNIVALI, E-mail: simone.sehnem@unoesc.edu.br. Fone: (49) 9998-8832. Chapecó - Santa Catarina – Brasil.

Downloads

Publicado

2015-11-27

Como Citar

Sehnem, A., & Sehnem, S. (2015). INDICADORES SOBRE O ENVELHECIMENTO NA REGIÃO DE ABRANGÊNCIA DE TRÊS SECRETARIAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO EXTREMO-OESTE CATARINENSE. Unoesc & Ciência - ACSA, 6(2), 225–238. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/4465