Os stakeholders e seu grau de influência no setor ferroviário: um estudo na Ferrovia Tereza Cristina

Autores

  • Nelson Granemann Casagrande Faculdade Capivari FUCAP
  • Oscar Pedro Neves Júnior Faculdade Capivari - FUCAP
  • Fabiano Pires de Oliveira Faculdade Capivari

Resumo

O tema estratégia organizacional destaca a importância do conhecimento acerca dos stakeholders para as empresas e do atendimento de suas expectativas. Nesse contexto, apresenta-se o presente estudo que teve como objetivo geral identificar os stakeholders da empresa Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e as influências que eles exercem sobre ela. A pesquisa realizada foi de campo, em que predominou o enfoque quantitativo, apontando como resultado 23 stakeholders do ambiente externos e três do ambiente interno, o que demonstra que a empresa está voltada para o ambiente externo. Quanto ao grau de influência que estes stakeholders exercem sobre a empresa, destacam-se no ambiente interno os acionistas (stakeholder interno) e no ambiente externo os clientes (transporte de carga) e as mineradoras (stakeholders externos). Quanto à dependência estratégica da empresa sobre os stakeholders, o resultado deste estudo evidenciou que a FTC possui uma forte relação de interdependência com seus stakeholders, ou seja, entre os atores envolvidos nesse cenário (FTC e stakeholders) existe uma dependência mútua na qual a empresa não sobrevive sem os stakeholders e estes não sobrevivem sem a empresa. Por outro lado, a FTC se mostrou dependente dos órgãos governamentais e dos órgãos reguladores Aneel e ANTT.

Palavras-chave: Ambiente. Organização. Stakeholders.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Granemann Casagrande, Faculdade Capivari FUCAP

Departamento de Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa, Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Oscar Pedro Neves Júnior, Faculdade Capivari - FUCAP

Graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1999). Professor da Faculdade Capivari de Baixo/SC. Mestrando em Administração pela Universidade Vale do Itajaí, tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, Gestão do Conhecimento, sistemas gerenciais, Planejamento Estratégico e sistemas de informação. Coordenador do Curso Técnico em Informática Programação Web da Fucap.

Fabiano Pires de Oliveira, Faculdade Capivari

Departamento de Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Formação Pedagógica de Docentes em Matemática pela Unimes - Universidade Metropolitana de Santos.

Downloads

Publicado

2012-11-26

Como Citar

Casagrande, N. G., Neves Júnior, O. P., & de Oliveira, F. P. (2012). Os stakeholders e seu grau de influência no setor ferroviário: um estudo na Ferrovia Tereza Cristina. Unoesc & Ciência - ACSA, 3(2), 245–260. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2132