Os stakeholders e seu grau de influência no setor ferroviário: um estudo na Ferrovia Tereza Cristina
Resumo
O tema estratégia organizacional destaca a importância do conhecimento acerca dos stakeholders para as empresas e do atendimento de suas expectativas. Nesse contexto, apresenta-se o presente estudo que teve como objetivo geral identificar os stakeholders da empresa Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e as influências que eles exercem sobre ela. A pesquisa realizada foi de campo, em que predominou o enfoque quantitativo, apontando como resultado 23 stakeholders do ambiente externos e três do ambiente interno, o que demonstra que a empresa está voltada para o ambiente externo. Quanto ao grau de influência que estes stakeholders exercem sobre a empresa, destacam-se no ambiente interno os acionistas (stakeholder interno) e no ambiente externo os clientes (transporte de carga) e as mineradoras (stakeholders externos). Quanto à dependência estratégica da empresa sobre os stakeholders, o resultado deste estudo evidenciou que a FTC possui uma forte relação de interdependência com seus stakeholders, ou seja, entre os atores envolvidos nesse cenário (FTC e stakeholders) existe uma dependência mútua na qual a empresa não sobrevive sem os stakeholders e estes não sobrevivem sem a empresa. Por outro lado, a FTC se mostrou dependente dos órgãos governamentais e dos órgãos reguladores Aneel e ANTT.
Palavras-chave: Ambiente. Organização. Stakeholders.