Convergência midiática no rádio: tendências e perspectivas de consumo de rádio em Joaçaba

  • Micheli Chaves de Lima
  • Paulo Ricardo dos Santos Unoesc
Palavras-chave: Convergência, Rádio, Gerações, Consumo, Emissoras

Resumo

A convergência midiática está se tornando frequentemente objeto de estudo devido aos avanços tecnológicos e uma cultura participativa, o impacto que esses avanços causaram mudaram a maneira do público interagir e consumir as mídias tradicionais. Diferentes ouvintes, com diferentes idades, irão interagir e consumir rádio de maneiras distintas. Através de uma pesquisa bibliográfica iremos analisar a relação com os ouvintes, até a chegada a internet e das novas ferramentas de convergência que estão sendo utilizadas por emissoras de rádio, para então alcançar os objetivos propostos: identificar as emissoras de rádio inseridas em Joaçaba, bem como sua evolução e o uso da convergência; analisar as diferentes gerações e seus perfis de consumo; investigar a percepção dos consumidores em relação a rádio e mídias sociais. Diante disso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, classificando o consumo de rádio entre diferentes gerações. Como resultado, pode-se perceber quais são os hábitos e tendências que as diferentes gerações adotam ao consumir rádio, o que os indivíduos entrevistados procuram no rádio e quais são as mídias de convergência capaz de atingi-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo dos Santos, Unoesc

Área das Ciências Humanas e Sociais. Cursos de Comunicação Social.

Referências

HAUSMAN, C.; MESSERE, F.; O'DONNELL, L. Rádio: produção, programação e performance. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

JENKINS, H. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

NEUBERGER, R. S. A. O Rádio na Era da Convergência das Mídias. Bahia: UFRB. 2012. Disponível em: https://blog.ufba.br/portaldoradio/files/2012/10/O-r%C3%A1dio-na-era-da-converg%C3%AAncia1.pdf. Acesso em: 28 set. 2018.

QUADROS, C. I. et al. Perfis de ouvintes: perspectivas e desafios no panorama radiofônico. Matrizes, vol. 11, n. 1, p. 189-209. jan. 2017. Disponível em: http://www.periodicos.usp.br/matrizes/article/download/122896/127924. Acesso em: 16 ago. 2018.

PRIMO, A. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 13, p. 1-23, julho/dezembro 2005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/4210/4466. Acesso em: 17 set. 2018.

Publicado
29-06-2020
Como Citar
Lima, M. C. de, & Santos, P. R. dos. (2020). Convergência midiática no rádio: tendências e perspectivas de consumo de rádio em Joaçaba. Unoesc & Ciência - ACSA, 10(2), 101-108. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/20807