Convergência midiática no rádio: tendências e perspectivas de consumo de rádio em Joaçaba

  • Micheli Chaves de Lima
  • Paulo Ricardo dos Santos Unoesc
Palavras-chave: Convergência, Rádio, Gerações, Consumo, Emissoras

Resumo

A convergência midiática está se tornando frequentemente objeto de estudo devido aos avanços tecnológicos e uma cultura participativa, o impacto que esses avanços causaram mudaram a maneira do público interagir e consumir as mídias tradicionais. Diferentes ouvintes, com diferentes idades, irão interagir e consumir rádio de maneiras distintas. Através de uma pesquisa bibliográfica iremos analisar a relação com os ouvintes, até a chegada a internet e das novas ferramentas de convergência que estão sendo utilizadas por emissoras de rádio, para então alcançar os objetivos propostos: identificar as emissoras de rádio inseridas em Joaçaba, bem como sua evolução e o uso da convergência; analisar as diferentes gerações e seus perfis de consumo; investigar a percepção dos consumidores em relação a rádio e mídias sociais. Diante disso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, classificando o consumo de rádio entre diferentes gerações. Como resultado, pode-se perceber quais são os hábitos e tendências que as diferentes gerações adotam ao consumir rádio, o que os indivíduos entrevistados procuram no rádio e quais são as mídias de convergência capaz de atingi-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo dos Santos, Unoesc

Área das Ciências Humanas e Sociais. Cursos de Comunicação Social.

Referências

BAND FM. Disponível em: . Acesso em: 21 de jul. 2018

BIANCO, Nélia R. Del. O Rádio Brasileiro na Era da Convergência. São Paulo. 2010 Ebook. Disponível em: . Acesso em 01 de setembro de 2018.

CANAVILHAS, João; FIDALGO, António. Todos os jornais no bolso: Pensando o jornalismo na era do celular. In Jornalismo On-Line: modos de fazer. Rio de Janeiro.PUC Rio, p. 96-146, 2009. Disponível em: Acesso em 24 set. 2018.

CALABRE, Lia. A era do rádio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

CASÉ, Rafael. Programa Casé: o rádio começou aqui. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.

CATARINENSE. AM, FM. Disponível em: . Acesso em 21 de jul. 2018

COMASSETTO, Leandro Ramires. A voz da aldeia: o rádio local e o comportamento da informação na nova ordem global. Florianópolis: Insular, 2007.

CUNHA, Magda Rodrigues da; HAUSSEN, Doris Fagundes. Rádio brasileiro: episódios e personagens. Porto Alegre: Edipucrs, 2003.

DE QUADROS, Claudia Irene. et al. Perfis de ouvintes: perspectivas e desafios no panorama radiofônico. Matrizes, vol. 11, n. 1, p. 189-209. Jan. 2017. Disponível em: Acesso em 16 ago. 2018.

ESTUDO DE tendências de consumo: geração Y millenials. 2017. Disponível em: Acesso em 17 set. 2018

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 5. ed., rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2006.

FERRARETO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Ed. Sagra Luzzatto, 2001.

FERRARETTO, L. A.; KISCHINHEVSKY, M. Rádio e convergência: uma abordagem pela
economia política da comunicação. Revista Famecos, v. 17, n. 3, set.-dez. 2010.

GIGLIO, Ernesto Michelangelo. O Comportamento do Consumidor. Cengage Learning. São Paulo, 2011.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HAUSMAN, Carl; MESSERE, Fritz; O'DONNELL, Lewis. Rádio: produção, programação e performance. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

HAUSSEN, Doris Fagundes. Rádio e política: tempos de Vargas e Perón. 2. ed., rev. ampl. Porto Alegre: Edipucrs, 2001.

IBGE, 2010. Disponível em Acesso em 15 set. 2018.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

JOVEM PAM. Disponível em: . Acesso em 21 de jul. 2018.

KISCHINHEVSKY, Marcelo; CAMPOS, Luiza Borges. Rádio social: novos intermediários da indústria da música. Revista Novos Olhares. vol. 4, n. 1, p. 205-220. 2015. Disponível em . Acesso em 14 set. 2018.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Compartilhar, etiquetar: interações no rádio social. Revista Comunicação, Mídia e Consumo, v. 11, n. 30, p. 143-162, jan. 2014. Disponível em . Acesso em: 18 ago. 2018.

KOCHHANN, Roscéli; FREIRE, Marcelo; LOPEZ, Debora Cristina. Rádio: convergência tecnológica e a evolução dos dispositivos. 2011. Disponível em: Acesso em 24 set. 2018.

LADEIRA, Wagner Junior. Estilos de Tomada de Decisão: Uma Investigação em Gerações Diferentes. Revista de Administração da UNIMEP, v.8, n.3, p. 184-206, set. 2010. Disponível em: http://www.raunimep.com.br/ojs/index.php/regen/article/view/277/448. Acesso em 16 ago. 2018.

LÜCKMANN, Luiz Carlos; ROVER, Ardinete; VARGAS, Marisa. Diretrizes para elaboração de trabalhos científicos: apresentação, elaboração de citações e referências de trabalhos científicos. 4. ed., rev. e atual. Joaçaba, SC: Unoesc, 2010.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARTINS, Allyson Viana Martins. As narrativas cross e transmídia e as características do webjornalismo no Globo Esporte. Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 10, n. 20, jul./dez. 2011. Disponível em: . Acesso em 04 set. 2018.

MCLEISH, Robert. Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. 2. ed. São Paulo: Summus, 2001.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo. Editora Cultrix, 1964. (MCLUHAN, 1964)

MORIN, Edgar. Cultura de Massas no Século XX. Rio de Janeiro. Forence Universitária, 2011.

NEUBERGER, Rachel Severo Alves. O Rádio na Era da Convergência das Mídias. Bahia. Editora UFRB. 2012. Disponível em: . Acesso em 28 set 2018.

ORTRIWANO, Gisela Swetlana; SAMPAIO, Walter (Prefácio). A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. São Paulo: Summus, 1985.

PERUZZO, Cicilia M. Kroheling; O rádio educativo e a cibercultur@ nos processos de
mobilização comunitária. Revista FAMECOS - Mídia, Cultura e Tecnologia. Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 933-958, setembro/dezembro 2011. Disponível em: . Acesso em 14 set. 2018.

PRADO, Emilio; BARBEIRO, Heródoto. Estrutura da informação radiofônica. São Paulo: Summus, c1985. 101 p.

PRADO, Magaly. História do rádio no Brasil. São Paulo: Da Boa Prosa, 2012.

PRIMO, Alex. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 13, p. 1-23, julho/dezembro 2005. Disponível em Acesso em 17 set. 2018.

PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.

ROVER, Ardinete. Metodologia da Pesquisa. Joaçaba: Unoesc, 2010.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à
cibercultura. São Paulo, 2003.

SANTAELLA, Lúcia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

SANTAELLA, Lúcia. Semiótica aplicada. São Paulo: Thomson: Cengage Learning, 2002.

SANTOS, César Augusto Azevedo dos. Quem inventou o rádio? Passo Fundo, RS: Clio, 2001.

SECOM. Pesquisa Brasileira de mídia 2016: Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2018.

SEVERO, Antunes; GOMES, Marco Aurélio Carvalho. Memória da radiodifusão catarinense. Florianópolis: Insular, 2009.

TAPSCOTT, Don. Geração digital: a crescente e irreversível ascensão da geração net. São Paulo: Makron Books, 1999.

TÁRCIA, Lorena. Convergência de mídias e jornalismo. Belo Horizonte, Editora UniBH, 2006. Disponível em . Acesso em: 09 set. 2018.

TAVARES, Reynaldo. Histórias que o rádio não contou: do galena ao digital, desvendando a radiodifusão no brasil e no mundo. 2. ed. São Paulo: Harbra, 1999.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 13. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

TOFFLER. Alvin. A terceira Onda. Record. Rio de Janeiro, 1980.

UNOESC FM. Disponível em: . Acesso em 21 de jul. 2018.
Publicado
29-06-2020
Como Citar
Lima, M. C. de, & Santos, P. R. dos. (2020). Convergência midiática no rádio: tendências e perspectivas de consumo de rádio em Joaçaba. Unoesc & Ciência - ACSA, 10(2), 101-108. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/20807