Estilos de liderança de profissionais da área contábil

  • Ricardo Luiz Barcarolo
  • Scheila Beatriz Sehnem
Palavras-chave: Liderança, Contábil, Estilos de liderança

Resumo

Há anos a temática liderança é explorada nos mais diversos meios, por meio de estudos e pesquisas. O cenário empresarial em crescente ascensão, seja geograficamente seja negocialmente, aflora nas organizações a competitividade. Nessa tentativa de compreender a liderança, a humanidade traçou um árduo caminho. O setor contábil, assim como a liderança, há tempos enfrenta transformações, sendo de processos, padrões e até mesmo de estereótipos, exigindo cada dia mais dos colaboradores. Diante dessa necessidade de aperfeiçoamento, buscou-se identificar dentro de um escritório contábil o estilo de liderança daqueles à frente de certos grupos de trabalho, identificando, ainda, seus comportamentos para com seus liderados. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, realizada com 10 líderes da organização, sendo todos graduados e possuindo pelo menos quatro liderados. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Líderança – ALD, de Agostinho Minicucci, e um questionário de 30 questões para situar dentro dos estilos as características predominantes. Por fim, conclui-se que o estilo de liderança predominante é autocrático/autoritário, pois os líderes demonstraram ainda estar mais voltados à realização e à conclusão de tarefas.

Referências

CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 2000.

CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

FIORELLI, J. O. Psicologia para Administradores: integrando teoria e prática. São Paulo: Ed. Atlas, 2004.

LIMONGI-FRANÇA, A. C.; FISCHER, A. L.; NOGUEIRA, A. J. F. M. As pessoas na organização. 6 ed. São Paulo: Gente, 2002.

MINICUCCI, A. Psicologia aplicada à administração. São Paulo: Ed. Atlas, 1995.

NOBRE, J. A. Escola de resgate de líderes. São Paulo: Passaporte, 2004.

OLIVEIRA, O. J. O Administrador e a Liderança. Revista Multidisciplinar da UNIESP, Presidente Prudente, n. 3, 2007.

RENESCH, J. Liderança para uma nova era: Estratégias visionárias para a maior das crises do nosso tempo. São Paulo: Ed. Cultrix Ltda, 1994. p. 269.

SPECTOR, P. E. Psicologia aplicada nas organizações. São Paulo: Ed. Saraiva, 2010.

Publicado
28-06-2019
Como Citar
Barcarolo, R. L., & Sehnem, S. B. (2019). Estilos de liderança de profissionais da área contábil. Unoesc & Ciência - ACSA, 10(1), 7-16. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/19754