Evidenciação contábil de empresas catarinenses

Autores

  • Ieda Margarete Oro UNOESC
  • Vandaelis dos Santos unoesc
  • Andreia Tenroller unoesc
  • Mauro Vendruscolo da Rocha unoesc

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o nível de evidenciação obrigatório e não obrigatório das Sociedades Anônimas de capital fechado de Santa Catarina. A fundamentação teórica baseou-se na evidenciação contábil e nos objetivos da contabilidade para os usuários. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, de levantamento de dados documental, com abordagem quantitativa. O universo corresponde a 301 Sociedades Anônimas de capital fechado. Constatou-se que as empresas pesquisadas realizaram as publicações de forma completa e incompleta; para fins de amostra, foram consideradas 55 que publicaram simultaneamente com as demonstrações financeiras, o Relatório da Administração, Notas explicativas e Parecer de auditoria. A coleta de dados foi realizada com formulários especificamente elaborados para este estudo. Para análise dos dados, optou-se pela análise estatística de quartis. Os resultados revelam que todas as empresas pesquisadas realizaram a publicação das demonstrações obrigatórias previstas pela Lei 6.404/76. Quanto às demonstrações não obrigatórias, essas foram evidenciadas por um grupo pequeno de empresas. Em relação à observância ao Parecer de Orientação 15/87 da CVM, o item mais presente diz respeito à descrição dos negócios, produtos e serviços. Na análise dos quartis, observou-se a predominância do nível ruim e regular superior ao nível bom e ótimo.

Palavras-chave: Evidenciação. Informações obrigatórias e não obrigatórias. Demonstrações financeiras. Sociedades Anônimas de capital fechado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-12

Como Citar

Oro, I. M., Santos, V. dos, Tenroller, A., & da Rocha, M. V. (2010). Evidenciação contábil de empresas catarinenses. Unoesc & Ciência - ACSA, 1(1), 39–52. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/177