O rádio e a influência das novas mídias

  • Rodrigo dos Santos Gonçalves Unoesc
  • Paulo Ricardo dos Santos UNOESC

Resumo

A evolução do rádio depende em grande parte não apenas dos contextos culturais de um país, mas também do desenvolvimento social, político e econômico das sociedades. Somado a isso, ela acontece no intercâmbio com todas as outras formas de mídia, e esse é o motivo pelo qual não há uma evolução do rádio que seja isolada ou universal. O rádio, como meio de comunicação de massa, é agente transformador da sociedade e formador de opinião pública, assim, deve estar em constante renovação e evolução tecnológica para atender às exigências e preencher as lacunas do mercado consumidor. Com este artigo buscou-se compreender a trajetória desse veículo desde a sua origem, no século XIX, até a era da digitalização, pois são as experiências do passado que permitem compreender os novos formatos tecnológicos que despontam na sociedade atual e tornam possível delinear o perfil do ouvinte de rádio da Cidade de Joaçaba, SC, na atualidade. Nesse caso nota-se que o aparelho de rádio convencional não está mais sozinho como era antes. No entanto, em Joaçaba a pesquisa mostrou que o rádio ainda é uma das principais mídias utilizadas, especialmente o rádio convencional, e que os consumidores de rádio não migraram em grande massa a outros meios concorrentes, sejam eles de streaming, sejam de gadgets. Certamente, todas essas mudanças que se avizinham vão determinar uma nova maneira de se fazer rádio, bastante diferente das atuais. Mas o público ainda é, também, imigrante digital. Porém, daqui a alguns anos, as gerações genuinamente digitais passarão a ter acesso às mídias e irão desejar e exigir novos formatos de programação e novas formas de se interagir com o veículo.

Palavras-chave: Rádio. Marketing digital. Streaming de rádio.

Biografia do Autor

Rodrigo dos Santos Gonçalves, Unoesc
Pós-graduando em Estratégias de Marketing pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Comunicador na Rádio Band FM de Joaçaba - SC.
Paulo Ricardo dos Santos, UNOESC
Área das Ciências Sociais. Professor Mestre. Titular no Curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda. Professor Coordenador do Curso de Comunicação Social da Unoesc Campus Joaçaba.
Publicado
20-12-2018
Como Citar
Gonçalves, R. dos S., & Santos, P. R. dos. (2018). O rádio e a influência das novas mídias. Unoesc & Ciência - ACSA, 9(2), 207-216. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/16605