Análise do resultado financeiro gerado pela utilização da modalidade pregão

  • Marcio Roberto Piccoli Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Jovana Bulgarelli Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Clarita Rossetti Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Resumo

O pregão é uma das seis modalidades licitatórias existentes no Brasil, destacando-se pela inversão de fases e por ser uma forma menos burocrática para aquisição de bens e serviços comuns. Ressalta-se que com a utilização dessa modalidade a Administração Pública tem a possibilidade de manter as aquisições necessárias e ao mesmo tempo influenciar o resultado financeiro, buscando-se a proposta mais vantajosa mediante a competição entre os participantes do certame. Nesta pesquisa teve-se como objetivo analisar o impacto financeiro gerado pela utilização dessa modalidade na Prefeitura Municipal de Joaçaba. No trabalho utiliza-se abordagem qualitativa da pesquisa exploratória, sendo que o levantamento de dados foi realizado com base em dados disponibilizados no Portal de Transparência Municipal.  Constatou-se que a utilização da modalidade pregão foi benéfica para o Município de Joaçaba, gerando economia e, consequentemente, influenciando no gerenciamento das finanças públicas de maneira eficaz.  

Palavras-chave: Pregão. Finanças públicas. Licitação.

Biografia do Autor

Marcio Roberto Piccoli, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professor da Área das Ciências das Humanidades da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). 
Jovana Bulgarelli, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC
Clarita Rossetti, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC
Publicado
20-12-2018
Como Citar
Piccoli, M. R., Bulgarelli, J., & Rossetti, C. (2018). Análise do resultado financeiro gerado pela utilização da modalidade pregão. Unoesc & Ciência - ACSA, 9(2), 155-166. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/15924