A arte teatral como elemento de formação

Autores

  • Clenio Lago
  • William kertischka Batista de Lima

Resumo

 

O presente artigo busca analisar a arte teatral como elemento formador das relações sociais e da psique humana. Para isso, dividiu-se a pesquisa em três etapas. A primeira etapa compreendeu uma investigação bibliográfica, composta por autores que debatem sobre a arte e sua influência na formação do humano como ser social. O segundo momento compreendeu entrevista com nove pessoas com vínculos distintos ao teatro, a partir de um questionário semiestruturado sobre a experiência da arte teatral e formação. Após a pesquisa de campo, as respostas foram analisadas com base na revisão teórica. Dessa forma, foi possível fomentar nossa discussão inicial que partiu do pressuposto da crise de referenciais, em que as diferenças reclamam os seus espaços e o homem é chamado a se reinventar diante dos novos desafios do empobrecimento da experiência nos processos de formação e adversidades, evidenciando a experiência da arte teatral como abertura ao novo, à formação crítica.

Palavras-chave: Arte. Teatro. Formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clenio Lago

Graduado em Filosofia pela UNIFRA (1996), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2000). Doutor em Educação pela PUCRS 2011. Atualmente é professor de filosofia e filosofia da educação na Universidade do Oeste de Santa Catarina. Atuando principalmente nos seguintes temas: teoria do conhecimento, ética, estética, educação.

Downloads

Publicado

2012-04-20

Como Citar

Lago, C., & kertischka Batista de Lima, W. (2012). A arte teatral como elemento de formação. Unoesc & Ciência - ACSA, 3(1), 65–78. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/1534