Estratégias de diferenciação em mercados competitivos

Autores

  • Eliane Girardi Unoesc
  • Simone Sehnem Unoesc

Resumo

Esse estudo objetiva descrever e identificar as estratégias adotadas na implantação do abatedouro K-Celet, situado no interior do município de Itapiranga, SC. O método utilizado consistiu na aplicação de uma entrevista semiestruturada com questões abertas e com enfoque qualitativo. Quanto aos objetivos, a pesquisa classifica-se como sendo descritiva e quanto aos procedimentos, em estudo de caso. Em relação às estratégias, no âmbito de fornecedores e escolha de matéria-prima é realizada avaliação dos animais. No setor de Recursos Humanos, os funcionários foram contratados pela experiência que possuíam no setor e pelas características físicas necessárias para desenvolver a atividade em cada setor. No contexto de comercialização, o abatedouro focou nos desejos do cliente, fazendo os produtos conforme o pedido de cada consumidor, criando um valor adicional ao produto e a satisfação de quem adquire os produtos do abatedouro. Portanto, o abatedouro permite agregar valor à matéria-prima produzida na granja da propriedade, gerando empregos e produtos coloniais típicos da tradição germânica.

Palavras-chave: Estratégias. Suinocultura. Agregação de valor.

 

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Biografia do Autor

Eliane Girardi, Unoesc

Estudante do Curso de Agronegócio e pesquisadora da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste - SC. Área das Ciências Sociais e Aplicadas.

Simone Sehnem, Unoesc

Doutoranda em Administração e Turismo na Univali/SC. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007).Graduda em Agronegócios pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste (2005). Realiza pesquisas e ministra disciplinas nas àreas de: planejamento e estratégia no agronegócio; Rua Eduardo João Agostini, 322, Bairro Agostini, 89900-000, São Miguel do Oeste, SC;

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Publicado

2011-03-21

Como Citar

Girardi, E., & Sehnem, S. (2011). Estratégias de diferenciação em mercados competitivos. Unoesc & Ciência - ACSA, 1(2), 119–128. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/129