Cooperativismo como alternativa de fortalecimento da agricultura familiar: a cooperativa de pequenos agricultores de Videira e Iomerê (Copavidi)

Autores

  • Marcelo Zenaro UNOESC
  • Valmor Schiochet FURB
  • Eduardo Gelinski Junior UNOESC

Resumo

A agricultura familiar sempre representou uma forma de contribuição na oferta de alimentos para os lares brasileiros, inegavelmente. Diversas fontes afirmam que mais de 80% dos alimentos consumidos regularmente nos lares brasileiros são oriundos da agricultura familiar. Esse tipo de atividade agropecuária consiste na caracterização de familiares, em pequenas propriedades rurais, produzindo alimentos em suas próprias terras. Esses agricultores representam cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, e o País possui políticas de benefícios e facilidades para que essa classe de agricultores familiares se organize e se desenvolva. As cooperativas são uma forma de organização de empreendimentos da economia solidária, e a Cooperativa de Pequenos Agricultores de Videira e Iomerê (Copavidi) foi criada justamente com esse propósito, ou seja, para atender às necessidades dos agricultores familiares, em uma iniciativa da própria comunidade, orientados pela Epagri. Os agricultores da Copavidi encontram o apoio necessário para fomento da produção, tecnologias, educação e principalmente logística para o mercado consumidor, já que seus produtos recebem atenção em relação à qualidade e higiene, embalagem e rotulagem, e em alguns casos são minimamente processados, algo que não seria possível sem a cooperativa.

Palavras-chave:  Cooperativismo. Cooperativas populares. Economia solidária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Zenaro, UNOESC

Marcelo Zenaro, administrador, especialista em mkt, mestre em adm, professor de marketing e planejamento estratégico em cursos de pós-graduação e graduação.

Valmor Schiochet, FURB

  1. Valmor Schiochet: Doutor em Sociologia pela UNB, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sustentável da FURB, Blumenau. Ex Secretário Nacional de Economia Solidária.

Eduardo Gelinski Junior, UNOESC

  1. Eduardo Gelinski Junior: Doutor em Economia pela UFPR, Mestre em Economia pela UFRGS, Economista, professor da Unoesc e Pesquisador na área de Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

Zenaro, M., Schiochet, V., & Gelinski Junior, E. (2017). Cooperativismo como alternativa de fortalecimento da agricultura familiar: a cooperativa de pequenos agricultores de Videira e Iomerê (Copavidi). Unoesc & Ciência - ACSA, 8(1), 33–40. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/12768