Gestão e contabilidade ambiental

Autores

  • Francielle Both Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.
  • Augusto Fischer Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Resumo

Com este artigo teve-se como objetivo a discussão da contabilidade ambiental, com o intuito de ampliar o conhecimento acerca do tema, e sua relação com o sistema de gestão ambiental. O tema é de grande relevância para empresários de todo o mundo que estão cada vez mais atentos e conscientes de seu papel em relação à preservação do meio ambiente. Este tema justifica-se pela importância de empresas estarem atuando de forma responsável e sustentável, tratando seus ativos ambientais e evidenciando contabilmente o que se está sendo feito na área. Este estudo utiliza a abordagem qualitativa e se caracteriza quanto aos fins como exploratório e descritivo, e quanto aos procedimentos, como pesquisa bibliográfica e documental. Identifica-se em estudos anteriores que um sistema de gestão ambiental aliado aos tratamentos contábeis para os registros dos fatos e atos de natureza ambiental tem relevância para que as empresas sigam as legislações e atuem de forma responsável e, assim, assegurem uma orientação harmoniosa entre desenvolvimento e ambiente.

Palavras-chave: Contabilidade ambiental. Gestão ambiental. Sustentabilidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielle Both, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.

Pós-graduada do Curso de Especialização em Auditoria Gestão Contábil e Normas de IFRS, pela Unoesc.

Augusto Fischer, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Engenharia
de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor e pesquisador do Mestrado Profissional em Administração.

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

Both, F., & Fischer, A. (2017). Gestão e contabilidade ambiental. Unoesc & Ciência - ACSA, 8(1), 49–58. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/12599