FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ALTERIDADE: EM BUSCA DE UMA APROXIMAÇÃO

Autores

  • Keila Daiane Ferrari Orso UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Considerando a temática formação de professores, o presente artigo apresenta uma díade tarefa: a construção da noção de alteridade e, consequentemente, uma contextualização da contemporaneidade — (re)pensar a formação de professores a partir do conceito de alteridade. A concepção de alteridade é intuída como uma oportunidade para refletir sobre a educação como momento em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele e, com tal gesto, ultrapassarmos o individualismo e o egocentrismo que o mundo pós-moderno nos dispõe. Para tanto, parte-se de uma revisão sobre o tema alteridade, avultando reflexões que buscam entrever a veemência da alteridade na formação de professores.

Palavras-chave: Educação. Contemporaneidade. Formação de professores. Alteridade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keila Daiane Ferrari Orso, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

ossui graduação em Letras-Inglês pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná - Unics (2007). Mestrada em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catrina (Unoesc). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Processos Educativos, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, ensino/aprendizagem, crise na identidade docente, diversidade cultural.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Ferrari Orso, K. D. (2016). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ALTERIDADE: EM BUSCA DE UMA APROXIMAÇÃO. Unoesc & Ciência - ACHS, 7(2), 185–190. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/9846