A EDUCAÇÃO DO SENSÍVEL: SABERES EDUCATIVOS QUE CIRCULAM NA COMPREENSÃO DO SER HUMANO

Autores

  • Andressa Cristina Vani Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC- Campus de São Miguel do Oeste - Santa Catraina.

Resumo

Educar é um processo humano de inter-relação de um para o outro. Nesse compartilhar recíproco de experiências e vivências, é preciso possibilitar o conhecer e o repensar do viver humano pela educação sensível, em que o aluno possa perceber as sensações, os sentidos, saber ouvir, ver, falar, degustar para melhor se compreender, e compreender o outro, em suas peculiaridades e diferenças. Percebemos que tudo muda constantemente, em uma velocidade instantânea, em que as pessoas acabam trocando o contado físico pelo contato virtual, deixamos de enxergar, degustar, ouvir, perceber e muitas vezes nem somos percebidos. Diante do exposto, o presente estudo tem como temática A educação do sensível: saberes educativos que circulam na compreensão do ser humano. Essas interfaces da vida contemporânea influenciam na estrutura social e no ambiente escolar; diante disso, propôs-se como problemática de estudo: quais as possibilidades educativas que o ensino da Arte, no viés da educação do sensível, pode contribuir em um repensar as inter-relações humanas dos educandos da Escola de Educação Básica? A pesquisa caracterizou-se pelo uso da abordagem qualitativa, de cunho etnográfico como pressuposto metodológico e teórico. Para a análise dos achados da pesquisa, utilizou-se a abordagem fenomenológica. Os participantes do processo de intervenção docente foram educandos das Séries Finais do Ensino Fundamental de uma Escola de Educação Básica pertencente à rede pública municipal e estadual de ensino da cidade de São Miguel do Oeste, SC.

Palavras-chave: Educação sensível. Ensino da Arte. Educandos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Cristina Vani, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC- Campus de São Miguel do Oeste - Santa Catraina.

Pós-graduanda do curso de Arteterapia, Educação e Saúde pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Possui graduação em Artes Visuais – Licenciatura Plena Área das Ciências Humanas e Sociais pela mesma instituição de ensino superior. Atualmente é estudante/bolsista de um projeto de pesquisa de Iniciação Cientifica por meio do programa PIBIC vinculado ao CNPq. Membro do grupo de pesquisa: Educação e Conhecimento na linha de processos educativos da UNOESC.

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

Vani, A. C. (2013). A EDUCAÇÃO DO SENSÍVEL: SABERES EDUCATIVOS QUE CIRCULAM NA COMPREENSÃO DO SER HUMANO. Unoesc & Ciência - ACHS, 4(1), 7–18. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/2691