A formação de valores no contexto da educação básica

Autores

  • Ester Rauk Berto
  • Marco André Serighelli

Palavras-chave:

Valores, Cidadania, Educação Básica

Resumo

O presente trabalho trata da formação de valores em sala de aula, promovendo a prática da cidadania durante as atividades propostas, como subsidio para a construção de indivíduos mais críticos, éticos e morais. Seu objetivo principal foi justamente promover a formação de valores no contexto da educação básica, com o intuito de sensibilizá-los desde os primeiros anos de vida a trilharem seus caminhos dentro de valores essenciais para que possam viver e conviver da melhor maneira possível em sociedade, agindo com justiça e respeito para com seu próximo. As práticas aqui apresentadas foram realizadas durante o estágio supervisionado do curso de Pedagogia aplicado em duas turmas, sendo uma de educação infantil e outra nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados obtidos superaram as expectativas, sendo isso possível pela participação constante dos alunos durante o período de realização das atividades propostas. Os educandos expressaram curiosidade e atenção a tudo o que foi construído, questionando continuamente. Vale lembrar que este trabalho é apenas um ponto inicial na busca dos resultados objetivados que certamente ocorrerão em longo prazo, carecendo que a formação de valores seja desenvolvida diariamente dentro e fora dos muros da instituição escolar, necessitando de um envolvimento de todos os seus participantes para dar seguimento as experiências vividas durante o período de realização dos estágios.

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Referências

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Publicado

2020-06-29

Como Citar

Berto, E. R., & Serighelli, M. A. (2020). A formação de valores no contexto da educação básica . Unoesc & Ciência - ACHS, 10(2), 79–86. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/20588