A perspectiva de pertencimento familiar para adolescentes institucionalizados

Autores

  • Sheila Cristina Teixeira UNOESC
  • Leonora Vidal Spiller UNOESC

Resumo

No presente artigo teve-se por objetivo compreender a percepção de pertencimento familiar em adolescentes institucionalizados. Pertencer a uma família pode dizer respeito ao quanto a criança ou o adolescente recebeu a devida atenção e cuidados por parte dos pais ou responsáveis. O fato de ser institucionalizados pode, ou não, afetar o sentimento de pertencer ainda à família, até pela ideia que as crianças e adolescentes têm que os pais irão buscá-los, visto que o abrigo é algo que deveria ser provisório. Para melhor entendimento foram abordados os temas como suporte familiar, vínculos afetivos e motivos que levam os adolescentes à institucionalização. Com o intuito de alcançar resultados mais satisfatórios, a pesquisa foi qualitativa e exploratória, o método de coleta de dados foi um estudo de caso e a análise destes realizou-se por meio do método de análise de conteúdo. Os sujeitos foram quatro adolescentes institucionalizados, com idades de 12 a 16 anos. Pode-se notar que a percepção de pertencimento existe para os adolescentes e, está ligada ao afeto que receberam, durante o acolhimento ou, por meio de sua família de origem. O que se evidenciou é a dificuldade em identificar à qual família pertencem, se é ao abrigo ou à família em que estão afastados temporariamente. Isso, possivelmente, por não terem recebido o suporte familiar considerado adequado.

Palavras-chave: Adolescentes institucionalizados. Família. Pertencer.

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Biografia do Autor

Sheila Cristina Teixeira, UNOESC

Psicóloga

Leonora Vidal Spiller, UNOESC

Psicóloga, especialista em Psicopedagogia e Psicologia do Trânsito, mestranda em Psicologia e  professora do curso de Psicologia da UNOESC

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

Teixeira, S. C., & Spiller, L. V. (2018). A perspectiva de pertencimento familiar para adolescentes institucionalizados. Unoesc & Ciência - ACHS, 9(2), 113–118. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/16801