Perfil dos idosos vítimas de violações de direitos atendidos pelo CREAS de Dois Vizinhos, Paraná

Autores

  • Thiago Dambros Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Suzane Skura
  • Ana Paula Vieira Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Resumo

A presente pesquisa foi associada ao trabalho desempenhado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do Município de Dois Vizinhos, PR, em relação ao atendimento de idosos vítimas de violação de direitos. Teve-se por finalidade patentear o perfil e a realidade dos idosos atendidos, bem como elencar os tipos de violência que mais atingiam esse público. Também se propõe discutir possíveis soluções e formulação de políticas públicas para minimizar essas violações ou, ainda, preveni-las. Para tanto, o processo metodológico foi ancorado na pesquisa bibliográfica e na aplicação de um questionário ao profissional do CREAS para obtenção dos dados. No período de 01 de setembro de 2015 a 31 de agosto de 2016 foram atendidos pelo CREAS 31 idosos, verificando-se que a maioria era do sexo feminino, possuía filhos e recebia ao menos um salário mínimo mensal de proventos. Os agressores mais recorrentes eram os próprios filhos e a violação mais presente era a negligência.

Palavras-chave: Idosos. Violência. Assistência Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Dambros, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Graduado em Psicologia pela UNOESC. Pós-Graduado em Gestão Social, Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos. Mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Suzane Skura

Graduanda do quarto período de Psicologia da Faculdade de Pato Branco - FADEP. Integrante do Grupo de Estudos em Saúde Coletiva - GESC e do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade - GEDUS.

Ana Paula Vieira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Docente do Curso de Nutrição e do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional – UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão.

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

Dambros, T., Skura, S., & Vieira, A. P. (2017). Perfil dos idosos vítimas de violações de direitos atendidos pelo CREAS de Dois Vizinhos, Paraná. Unoesc & Ciência - ACHS, 8(1), 97–104. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/12660