O universo das mídias digitais no espaço escolar

Autores

  • Izoldi Pinheiro
  • Rubia Dente
  • Dilva Bertoldi Benvenutti

Resumo

A problemática da pesquisa centrou-se na importância da utilização das tecnologias no processo educativo nas escolas de Educação Básica do Extremo-Oeste de Santa Catarina, e objetivou-se verificar como ocorre a integração dos recursos tecnológicos com a prática pedagógica dos professores. Na pesquisa abordaram-se questões teóricas e empíricas. Para a obtenção dos dados, foi realizada uma pesquisa de campo com aplicação de questionário para 27 professores de 15 escolas das redes municipais e estaduais, selecionadas aleatoriamente. O estudo caracterizou-se como qualitativo e exploratório. Os resultados demonstraram que as salas de informática estão equipadas, contudo nem todas se encontram em condições satisfatórias. As atividades mais praticadas são pesquisas e jogos educativos. Grande número dos pesquisados dizem não ter incentivo, orientação e formação na área de informática e tecnologias, fatores que influenciam na baixa qualidade do trabalho, pois os professores não possuem conhecimento para explorar as ferramentas disponíveis nas escolas.

Palavras-chave: Mídias digitais. Tecnologias educacionais. Prática pedagógica. Formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izoldi Pinheiro

Mestranda em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina; Especialista em Sistemas de Informação com Ênfase em Inovação Tecnológica; Professora de Educação e Multimeios no curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Rubia Dente

Aluna do curso de Especialização em Formação Docente e Novas Tecnologias, pela Uninter; Graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC.

Dilva Bertoldi Benvenutti

Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI- RS. Mestre em Educação; Professora na Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC.

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

Pinheiro, I., Dente, R., & Benvenutti, D. B. (2017). O universo das mídias digitais no espaço escolar. Unoesc & Ciência - ACHS, 8(1), 89–96. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/12650