Planejamento escolar: uma análise da organização do processo educativo em escolas municipais da região de abrangência da Unoesc

Autores

  • Cristiane Aparecida Rubini UNOESC
  • Eliane Ribeiro UNOESC
  • Marilda Pasqual Schneider UNOESC

Resumo

O presente estudo teve por objetivo verificar aspectos do planejamento escolar em escolas municipais de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental situadas na região de abrangência da Universidade do Oeste de Santa Catarina Campus de Videira. A realização da investigação ocorreu da seguinte forma: primeiramente, aprofundaram-se os estudos bibliográficos acerca do tema; posteriormente, foram realizadas entrevistas com gestores e professores e observações em escolas de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; por fim, foi realizada a análise comparativa dos dados coletados. De forma conclusiva, pode-se afirmar que os professores investigados planejam suas aulas, mas esses planejamentos ocorrem de diferentes maneiras. Entre os professores, alguns planejam porque acreditam na importância de planejar, outros em razão da necessidade de cumprir seu papel perante a escola. Pensar em estratégias de planejamento implica contribuir para que docentes e alunos possam fazer do ato de planejar um espaço para a formação humana, social e política.

Palavras-chave: Planejamento educacional. Escolas de educação infantil e ensino fundamental. Processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Aparecida Rubini, UNOESC

Acadêmica da 6º fase do curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Videira, auxiliar administrativo da Área de Humanas e Sociais da UNOESC CAmpus de Videira.

Eliane Ribeiro, UNOESC

Acadêmica da 6º fase do curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Videira, professora do segundo ano do Colégio Imaculada Conceição.

Marilda Pasqual Schneider, UNOESC

Doutora em Educação. Professora da UNOESC, Orientadora da pesquisa.

Downloads

Publicado

2010-07-16

Como Citar

Rubini, C. A., Ribeiro, E., & Schneider, M. P. (2010). Planejamento escolar: uma análise da organização do processo educativo em escolas municipais da região de abrangência da Unoesc. Unoesc & Ciência - ACHS, 1(1), 65–72. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/34