Gestão democrática: desafios e perspectivas do gestor

Autores

  • Débora Cristina de Sales
  • Luiz Gustavo Galdino
  • Sabrina Civiero Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC Videira
  • Thayná Gabriella Padia

Palavras-chave:

Gestão democrática, Participação, Funções do diretor

Resumo

O presente artigo trata da gestão democrática e tem por objetivo analisar a atuação do gestor, considerando a determinação legal, de implementação da gestão democrática de sete escolas públicas do meio oeste de SC, uma vez que, em nosso processo de formação esses aspectos são importantes para dar a dimensão de que a escola é um espaço que está além da sala de aula, ressaltando como ocorre a gestão democrática nas escolas e como os gestores organizam esse processo democrático. Como instrumento de pesquisa foram efetuados questionários com questões subjetivas para que fossem obtidos resultados o mais próximo da realidade possível, dentre as quais destacamos como mais relevantes para o nosso estudo as seguintes: Quais são as principais responsabilidades do gestor? Como acontece a escolha do gestor escolar? Quem participa das reuniões escolares? Qual a formação que um professor deve ter para ser um gestor bem-sucedido? Os pais/familiares dos alunos são envolvidos em projetos da escola? entre outras. Os resultados apontam que a falta de interação com os pais e docentes vem sendo causador de conflitos no ambiente escolar e que os processos democráticos estão comprometidos. A administração do processo democrático escolar não é fácil de construir, portanto são muitos desafios encontrados por parte dos gestores, mas é dever e obrigação procurar estabelecer um ambiente verdadeiramente democrático e que busque inovação para uma boa gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Civiero, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC Videira

Academica do curso de pedagogia, atua como auxiliar de professora no cmei Nona Verginia em Salto Veloso

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

FERREIRA, N. S. C. A Gestão da Educação e as políticas de formação profissionais da educação: desafios e compromissos. In: FERREIRA. N. S. C. (org). Gestão democrática da educação: Atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 1998.

FERREIRA, Naura S. Carapeto (org.). Gestão Democrática da Educação: Atuais tendências, novos desafios. 5. ed. São Paulo, Cortez, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da Indignação: Cartas Pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora Unesp, 2000

GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. Autonomia da Escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

LÜCK, H. A gestão participativa na escola. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

LÜCK, H. Ação Integrada: Administração Supervisão e Orientação Educacional. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

PARO, V. H. Gestão Democrática da Escola Pública. 3.ed. São Paulo, Ática, 2005

Downloads

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Sales, D. C. de, Galdino, L. G. ., Civiero, S., & Padia, T. G. (2020). Gestão democrática: desafios e perspectivas do gestor. Unoesc & Ciência - ACHS, 10(2), 141–148. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/20178