LER COM CRITICIDADE: UMA NECESSIDADE DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Germana Lucena de Araújo
  • Maria Berenice Gavioli
  • Ana Paola Grando
  • Creici Lamonato Unoesc Chapecó Senac Chapecó

Resumo

Com este artigo, teve-se como principal objetivo caracterizar o processo de ler com criticidade em sala de aula, identificando os elementos do processo de leitura e relacionando-os com os teóricos Paulo Freire, Piaget e Vygotsky. Neste estudo foi desenvolvida uma pesquisa teórico-bibliográfica sobre a importância da leitura com criticidade e suas implicações para a construção do sujeito crítico. Para Freire (1981), o processo da leitura crítica refere-se ao ato de primeiramente o leitor conseguir associar a leitura com sua realidade. Para Vygotsky (1998, 1988, 1996) a leitura pode ser entendida como um ato de reconstrução dos processos de produção. Já Piaget (1978) destacou a relação do sujeito com o objeto na construção da inteligência e do conhecimento, e que o sujeito tem que ter interesse em conhecer o objeto, para se apropriar do conhecimento.

Palavras-chave: Leitura. Criticidade. Comportamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Creici Lamonato, Unoesc Chapecó Senac Chapecó

Vinculada a Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina) desde 2014 e a FATEC (Faculdade de Tecnologia Senac Chapecó) desde 2004, atuando como docente no nível superior nos curso de Psicologia, Administração, Recursos Humanos e afins. Atua em pós graduações na área de gestão de pessoas das instituições (UNOESC, FGV, FATEC, UNOCHAPECÓ e UNIARP) . Possui graduação em Psicologia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2003), especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Unochapecó (2004), especialização em Didática do Ensino Superior (FATEC) e mestrado em Psicologia pela UFSC (2011). Tem experiência na área de Psicologia e Administração de Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia organizacional e trabalho, psicologia comportamental, avaliação de desempenho, processos de aprendizagem (treinamento e desenvolvimento), atração e seleção de pessoas e qualidade de vida no trabalho.

Downloads

Publicado

2015-11-27

Como Citar

Lucena de Araújo, G., Gavioli, M. B., Grando, A. P., & Lamonato, C. (2015). LER COM CRITICIDADE: UMA NECESSIDADE DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Unoesc & Ciência - ACHS, 6(2), 195–200. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/7716