Tecnologias digitais: implicações no desenvolvimento humano

Autores

  • Fernanda Aparecida Silva Dias

Palavras-chave:

Aprendizagens, Ser humano, Tecnologias digitais

Resumo

Tem-se como objetivo refletir problemáticas e potencialidades educacionais geradas pelas tecnologias digitais frente ao binômio progresso e desenvolvimento humano.  É uma pesquisa teórico-qualitativa. Considerando a diversidade e a divulgação desenfreada de informações, o desafio é perspectivar a construção de conhecimentos capazes de promover aprendizagens significativas e desenvolvimento humano com liberdade, para superar a lógica capitalista e consumista. Há urgência de uma nova visão de educação-aprendizagem que viabilize a visão de coexistência e de processos de aprendizagens integrados pelo uso das novas tecnologias digitais, que possibilitem cooperação e colaboração ao conhecimento e ao desenvolvimento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSMANN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 2001.

CAPRA, F. A Teia Da Vida Uma Nova Compreensão Científica Dos Sistemas Vivos. São Paulo: Cultrix, 1982.

JONAS, H. Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para uma civilização tecnológica. Rio de Janeiro: PUC Rio, 2006.

LÉVY, P. A inteligência coletiva. 10. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

LÉVY, P. Cibercultura. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 1999.

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SLOTERDIJK, P. Regras para o Parque Humano: uma resposta à carta de Heidegger sobre o humanismo. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

STRIEDER, R. Plano de Ensino disciplina Epistemologia. Joaçaba: Unoesc, 2017. Disponível em: https://unoesc.mrooms.net/course/view.php?id=817. Acesso em: 20 abr. 2018.

Downloads

Publicado

2019-05-28

Como Citar

Silva Dias, F. A. (2019). Tecnologias digitais: implicações no desenvolvimento humano. Unoesc & Ciência - ACHS, 10(1), 49–54. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/20216