O pensamento educacional de Émile Durkheim e Dermeval Saviani: Contribuições para a educação escolar, representações para prática pedagógica

Autores

  • Sara Ferreira

Palavras-chave:

Educação, Professor, Prática pedagógica

Resumo

No presente artigo objetivou-se tecer reflexões a partir das teorias de Émile Durkheim e Dermeval Saviani destacando aproximações e distanciamentos entre seus pensamentos com relação à educação e ao sistema de ensino. Diante disso, abordou-se a biografia de cada teórico na busca de entender o contexto histórico em que emergiram suas ideias e o método de pesquisa que seguiam, bem como seus principais conceitos e como isso reflete na concepção de educação, no papel do professor e na prática pedagógica. Para isso, realizou-se pesquisa bibliográfica com base em autores como Saviani, Durkheim, Frigotto, Batista e Marsiglia, por trazerem o suporte teórico fundamental para a discussão deste estudo. Os resultados obtidos demonstram que dialogar sobre as bases teóricas da educação contribui para a compreensão sobre o papel da educação na sociedade e a sua importância na formação e construção do sujeito. A partir das contribuições teóricas de Émile Durkheim e Dermeval Saviani constatou-se que os fundamentos que embasam suas teorias refletem na maneira como eles direcionam a educação, ou seja, concebem a educação a partir do seu olhar de sociedade e da sua concepção de mundo.

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Publicado

2019-05-27

Como Citar

Ferreira, S. (2019). O pensamento educacional de Émile Durkheim e Dermeval Saviani: Contribuições para a educação escolar, representações para prática pedagógica. Unoesc & Ciência - ACHS, 10(1), 37–48. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/19967