O ERRO NA AVALIAÇÃO: PUNIÇÃO OU CONSTRUÇÃO?

Autores

Resumo

Como os alunos são avaliados nos dias de hoje? A avaliação serve apenas para uma passagem de série/ano, ou é um instrumento pedagógico da construção do saber? O presente artigo é fruto de um tema que há tempos vem crescendo dentro dos espaços educacionais: a avaliação, e busca refletir sobre o papel e o objetivo desta avaliação na escola. Qual o caráter que ela assume: punição ou construção? O objetivo foi refletir qual é o verdadeiro objetivo da avaliação dentro dos processos educacionais. O artigo também direciona a reflexão para uma avaliação que seja um processo contínuo e de diagnóstico, colaborando, assim, para uma avaliação de qualidade e não punitiva, mas construtiva.

Palavras-chave: Erro. Punição. Construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Munhoz Torres, UNOESC

Bacharel em Filosofia  pela Universidade Federal do Paraná. Especialização em Gestão Escolar – Universidade do Contestado – UnC. Especialista em Coordenação Pedagógica – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Torres, P. C. M. (2016). O ERRO NA AVALIAÇÃO: PUNIÇÃO OU CONSTRUÇÃO?. Unoesc & Ciência - ACHS, 7(2), 201–208. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/11988