SISTEMA DE ESCOLHA DO DIRETOR ESCOLAR NA REDE ESTADUAL DE SANTA CATARINA: DESAFIOS À GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • Marilda Pasqual Schneider Unoesc
  • Elidiane de Souza Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Amanda Cristina Salvati Zanella Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Neste artigo propõe-se um estudo sobre o sistema de escolha dos diretores escolares implantado pela rede pública estadual do Estado de Santa Catarina. Tomaram-se como base preceitos regulamentares que orientaram as mudanças operadas a partir do ano 2014. Problematizaram-se os princípios de regulação normatizados considerando diferentes possibilidades de acesso à gestão das escolas, analisando aspectos da elaboração dos Planos de Gestão Escolar (PGEs) enquanto instrumento para a consolidação de uma gestão democrática nas escolas da rede pública estadual. Discorreu-se sobre o roteiro de preparação, avaliação e seleção dos PGEs, destacando percepções de gestores acerca do processo implantado no Estado catarinense. Concluiu-se enfatizando desafios na implementação da gestão democrática na rede pública estadual catarinense.

Palavras-chave: Gestão democrática. Escolha do gestor escolar. Rede estadual de Santa Catarina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilda Pasqual Schneider, Unoesc

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), Pós-doutora em Políticas educacionais pela Universidade do Minho - Portugal. Professora titular do PPGEd - Mestrado, da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Elidiane de Souza, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Estudante do Curso de Pedagogia. Universidade do Oeste de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Bolsista do Programa Pibic/Cnpq, desenvolvendo estudos sobre Políticas de avaliação em larga escala e Plano de Ações Articuladas.

Amanda Cristina Salvati Zanella, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Estudante do Curso de Pedagogia. Universidade do Oeste de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Bolsista do Programa Pibid da Unoesc.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Schneider, M. P., Souza, E. de, & Zanella, A. C. S. (2016). SISTEMA DE ESCOLHA DO DIRETOR ESCOLAR NA REDE ESTADUAL DE SANTA CATARINA: DESAFIOS À GESTÃO DEMOCRÁTICA. Unoesc & Ciência - ACHS, 7(2), 251–262. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/10799