MÍDIAS DIGITAIS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Dilva Bertoldi Benvenutti
  • Izoldi Klein Pinheiro
  • Vera Lúcia Reis

Resumo

Vive-se hoje a era tecnológica, das mídias digitais, das conexões, que possibilitam saber em tempo real acontecimentos
do mundo inteiro. Essa tecnologia e suas transformações influenciam diretamente a forma como a sociedade se organiza.
Na educação não é diferente, uma vez que os alunos da era digital não se adaptam a um modelo de ensino que os
considera apenas como expectadores do processo. A problemática desta pesquisa está centrada em verificar se a prática
pedagógica dos professores titulares do PIBID acompanha a evolução tecnológica e refletir se esses aspectos contribuem
de forma significativa para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Evidencia-se a sistematização dos dados,
coletados por meio de questionários aplicados aos professores titulares do PIBID que atuam na rede municipal e estadual
de ensino, no Município de Maravilha, SC, a fim de conhecer sua prática pedagógica, no que se refere à utilização
das tecnologias no contexto da educação. Os resultados apontam para a necessidade de mais investimento em aperfeiçoamento
acerca da utilização das tecnologias no contexto da educação, para preparar o professor diante dessa nova realidade,
ainda pouco conhecida e explorada no contexto da educação, bem como investimento em estrutura física com
equipamentos que possibilitem a execução das atividades. É um processo em construção que requer muita pesquisa,
experimentação e investimento, para desenvolver novos modelos, não para serem seguidos por décadas, mas que terão
que ser aperfeiçoados a cada nova aula. Este é um dos desafios da prática pedagógica do atual contexto.
Palavras-chave: Mídias digitais. Evolução tecnológica. Prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-10-09

Como Citar

Bertoldi Benvenutti, D., Klein Pinheiro, I., & Reis, V. L. (2015). MÍDIAS DIGITAIS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Unoesc & Ciência - ACHS, 51–58. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/8949