AS INTERFACES DA EDUCAÇÃO E DA ARTE-EDUCAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DO SER

Autores

  • Jéssica Dondoerfer UNOESC
  • Marilei Teresinha Dal'Vesco UNOESC
  • Marli Ferreira Wandscheer UNOESC https://orcid.org/0000-0001-9633-0124
  • Marlene Zenaide Friedrich UNOESC

Resumo

A humanização e sensibilização do ser humano é indispensável para a vida. Atualmente, o ser humano vem perdendo a sensibilidade e humanidade de que é dotado, por inúmeros fatores, incluindo a modernidade, na qual se considera o ágil, o prático, entre outros, em vez do prazer e qualidade de vida, por exemplo. Essa desumanização e falta de sensibilidade que permeia o viver humano promove dor e sofrimento, comprometendo a vida de várias formas. Perde-se o apreço aos valores humanos e à própria vida humana. Assim, é fundamental que haja um mobilizar e modificar em relação a essa perda de sensibilidade e humanização, e a educação, principalmente em artes, pode ser uma possibilidade de engrandecimento da sensibilidade e humanização do ser, resgatando valores humanos, sensibilidade e humanização. Nessa perspectiva, desenvolveu-se a aplicação de um plano de intervenção na Educação Infantil, com a temática Pintando, desenhando, modelando e confeccionando valores humanos  com a qual objetivou-se vivenciar atividades que permitam sentir e simbolizar emoções, exteriorizando valores humanos pela arte e contando com a experimentação de materiais e linguagens artísticas variadas. Uma das atividades desenvolvidas focou no valor humano da família, desafiando os alunos a confeccionarem uma simbolização de seus avós, por bonecos de pano, em que puderam materializar memórias e ensinamentos que tiveram com eles, buscando ressaltar o valor da família para a humanização e sensibilização do ser. E, por fim, com a pesquisa, evidenciou-se que a arte contribui para a formação humana do aluno e o torna capaz de despertar para os valores humanos.

Palavras-chave: Educação. Arte-educação. Sensibilização. Humanização. Valores humanos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Dondoerfer, UNOESC

Acadêmica do curso de Licenciara em Artes Visuais, da UNOESC, campus de São Miguel do Oeste, SC.

Marilei Teresinha Dal'Vesco, UNOESC

Professora do curso de Licenciatura em Artes Visuais, da UNOESC, campus de São Miguel do Oeste, SC, componente curricular Estágio curricular supervisionado em Artes Visuais III.

Marli Ferreira Wandscheer, UNOESC

Professora com Licenciatura em Pedagogia e Educação Artística, Pós Graduação: Psicopedagogia, Coordenação Pedagogica, Arteterapia e Mestrado em Educação, área de atuação Curso de Artes Visuais e Coordenadora Pedagógica no Ensino Fundamental, Escola de Educação Básica, pertencente a Rede Municipal de Ensino do Município de São Miguel do Oeste - SC

Marlene Zenaide Friedrich, UNOESC

Professora do curso de Licenciatura em Artes Visuais, da UNOESC, campus de São Miguel do Oeste, SC, componente curricular Prática Investigativa em Arte e Cultura.

Downloads

Publicado

2015-11-27

Como Citar

Dondoerfer, J., Dal’Vesco, M. T., Ferreira Wandscheer, M., & Friedrich, M. Z. (2015). AS INTERFACES DA EDUCAÇÃO E DA ARTE-EDUCAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DO SER. Unoesc & Ciência - ACHS, 6(2), 141–150. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/8515