EXPECTATIVAS DO PESQUISADOR LÍDER ACERCA DO DESEMPENHO DE GRUPOS DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Marilei Osinski Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Darlan José Roman Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Rolf Hermann Erdmann Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Resumo

Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de explorar o padrão do desempenho esperado por pesquisadores líderes de grupos de pesquisa em relação aos participantes. Pretende-se apresentar uma análise que sirva como reflexão e discussão para os próprios pesquisadores, uma vez que cada professor tem uma expectativa diferente quanto ao desempenho mínimo ou normal a ser esperado. Discute-se também a importância da produção de conhecimento na forma de publicações, palestras, seminários, participação em eventos, entre outros. Descrevem-se, nos aspectos teóricos, características importantes de um grupo de pesquisa, os quais serviram para a elaboração do instrumento de coleta de dados. Foram entrevistados professores-coordenadores de grupos de pesquisa de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração em            uma Universidade do Estado de Santa Catarina. Concluiu-se que os professores concordam em vários quesitos. Há convergência para o fato de que a produção científica é fundamental, porém há discordâncias quanto ao esperado quantitativamente por cada respondente em relação a um grupo de pesquisa e seus membros.

Palavras-chave: Grupos de pesquisa. Desempenho. Produção de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilei Osinski, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Marilei Osinski é bacharela em Ciências da Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. É mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina.

Darlan José Roman, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Permanente no Programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Rolf Hermann Erdmann, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2015-11-27

Como Citar

Osinski, M., Roman, D. J., & Hermann Erdmann, R. (2015). EXPECTATIVAS DO PESQUISADOR LÍDER ACERCA DO DESEMPENHO DE GRUPOS DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO. Unoesc & Ciência - ACHS, 6(2), 151–164. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/7754