INSTITUCIONALIZAÇÃO DE IDOSOS EM PORTO ALEGRE, RS

Autores

  • Alessandra Domingues Malheiro Instituto Federal Catarinense - IFC Campus Videira
  • Paulo Roberto Ribeiro Nunes Instituto Federal Catarinense- Campus Fraiburgo

Resumo

Neste estudo aborda-se a temática da institucionalização de idosos; com ele, objetivou-se verificar como ocorre o processo de institucionalização de idosos em clínicas geriátricas de Porto Alegre, RS, verificar o poder de decisão e escolha de idosos no seu processo de institucionalização e identificar a participação e aceitação ou não por parte dos idosos da condição de residir em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs). Para tanto, foram realizadas 25 entrevistas semi-estruturadas com idosos e funcionários de ILPIs de Porto Alegre, no período compreendido entre outubro de 2010 e dezembro de 2011. O estudo demonstrou que o maior número de moradores de ILPIs era de mulheres, todos os pesquisados estavam sem cônjuge no momento da entrevista e a maioria tinha filhos. A maioria dos idosos entrevistados declarou que a ideia de ir para uma clínica geriátrica, bem como a escolha do local foi feita por seus familiares. Entre os motivos apontados pelos idosos e funcionários de ILPIs para o asilamento estão: a procura de um local para maiores cuidados e/ou tratamento de saúde, problemas com cuidadores e/ou acompanhantes em casa, e procura de uma instituição para não ficar sozinho, para ter companhia.

Palavras-chave: Idosos. Institucionalização. ILPIs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Domingues Malheiro, Instituto Federal Catarinense - IFC Campus Videira

Enfermeira. Mestre em Ciências Sociais pela PUC-RS. Professora de Saúde e Segurança do trabalho no IFC - Videira

Paulo Roberto Ribeiro Nunes, Instituto Federal Catarinense- Campus Fraiburgo

Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal Catarinense e Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação da Unoesc.

Downloads

Publicado

2015-11-27

Como Citar

Domingues Malheiro, A., & Ribeiro Nunes, P. R. (2015). INSTITUCIONALIZAÇÃO DE IDOSOS EM PORTO ALEGRE, RS. Unoesc & Ciência - ACHS, 6(2), 187–194. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/7729