A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO E A IMPORTÂNCIA DO AFETO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

  • Maria Teresa Ceron Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Elizângela Dalla Vecchia de Souza Graduanda do Curso de Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC – Campus de Chapecó.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a relação entre professor e aluno e a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem. A base empírica é uma pesquisa de cunho exploratório e de natureza qualitativa, tendo como amostra alunos de uma turma do 4º ano do ensino fundamental, de uma escola pública do Município de Chapecó, e a professora responsável por ela. Como procedimentos de coleta de dados foi proposto aos alunos que efetuassem um desenho representando o que mais gostavam em sua escola. Após a realização do desenho ocorreu uma entrevista sobre o desenho efetuado. Realizou-se uma entrevista com os alunos e com a professora, tendo como norteador, um roteiro semiestruturado de questões. Como procedimento de análise de dados foi efetuada a análise do conteúdo das respostas dos pesquisados. Por meio dos dados coletados com alunos e professores, evidenciou-se que a relação pedagógica alicerçada em um vínculo afetivo, no respeito e no desejo da promoção do desenvolvimento humano pode oportunizar processos de ensinar e de aprender mais efetivos. Os dados analisados revelaram que a relação entre professor e aluno é favorecida quando há a afetividade, pois esta designa compreensão, confiança, respeito entre ambos e gera a motivação no processo de ensinar e aprender.

Palavras-chave: Relação professor-aluno. Processo de ensino e de aprendizagem. Afetividade. Alunos do 4º ano do ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) - Mestrado, UNOESC - Campus de Joaçaba (SC). Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IP/USP.
Elizângela Dalla Vecchia de Souza, Graduanda do Curso de Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC – Campus de Chapecó.
Graduanda do Curso de Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC – Campus de Chapecó. Graduada em Letras pela Unoesc – Campus de Xanxerê (SC). Professora da Educação Básica.
Publicado
23-06-2015
Como Citar
Trevisol, M. T. C., & de Souza, E. D. V. (2015). A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO E A IMPORTÂNCIA DO AFETO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Unoesc & Ciência - ACHS, 6(1), 35-42. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/6680