FORMAÇÃO DOS DOCENTES BRASILEIROS: IDENTIDADE E PROFISSIONALIZAÇÃO

Autores

  • Keila Daiane Ferrari Orso UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Na contemporaneidade, a produção e a disseminação de informações têm repercutido no âmbito científico, inclusive no campo educacional. Partindo do pressuposto de que o fenômeno educacional é um fenômeno dependente da realidade social em determinado momento histórico, a análise de uma realidade histórica implica reconhecer sua estrutura, basicamente, em planos ou níveis inter-relacionados: econômico, político e ideológico. Considerando-se esses pressupostos, o presente artigo discute as repercussões das reformas educacionais sobre a identidade e a profissionalização docente, a fim de apontar novas exigências na formação de docentes na contemporaneidade. Para tanto, investe em uma revisão bibliográfica, vislumbrando um breve histórico da formação dos docentes no país, de modo a destacar a identidade e a profissionalização desses sujeitos, bem como seus desafios na sociedade contemporânea.

Palavras-chave: História da Educação. Formação docente. Identidade profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keila Daiane Ferrari Orso, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Letras-Inglês pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná - Unics (2007). Mestrada em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catrina (Unoesc). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Processos Educativos, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, ensino/aprendizagem, crise na identidade docente, diversidade cultural.

Downloads

Publicado

2015-06-23

Como Citar

Ferrari Orso, K. D. (2015). FORMAÇÃO DOS DOCENTES BRASILEIROS: IDENTIDADE E PROFISSIONALIZAÇÃO. Unoesc & Ciência - ACHS, 6(1), 51–58. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/6640