BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR: CARACTERIZAÇÃO E PREVENÇÃO DO FENÔMENO

Autores

  • Clayton Luiz Zanella UNOESC
  • Maria Teresa Ceron Trevisol

Resumo

O presente artigo teve por objetivo apresentar uma revisão teórica referente ao fenômeno bullying no contexto escolar, considerando as abordagens de diversos autores que versam sobre a temática no campo da educação. Pretendeu caracterizar o fenômeno e apresentar reflexões sobre a sua prevenção no ambiente escolar. O fenômeno bullying tem sido foco de pesquisas em inúmeros países e, apesar de ser uma temática ainda muito recente, as produções nesse âmbito têm demonstrado que os educadores necessitam voltar o seu olhar para essa problemática escolar atual. Os conceitos relativos ao bullying são diversos, considerando as abordagens multiconceituais que se apresentam no campo da investigação científica. Todavia, o conceito mais evidenciado pelos autores aponta para uma ação agressiva entre os envolvidos em fenômenos dessa natureza, intencional, repetitiva, sem motivos evidentes, que gera sofrimento físico e mental em suas vítimas. Considerado um tipo de violência gratuita, o bullying tem provocado debates no campo da educação, uma vez que um ambiente de aprendizagem não pode ser permeado por situações de violência.

Palavras-chave: Bullying. Contexto escolar. Prevenção.

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Biografia do Autor

Clayton Luiz Zanella, UNOESC

Área das Ciências Sociais Aplicadas. Professor.

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Publicado

2014-10-23

Como Citar

Zanella, C. L., & Ceron Trevisol, M. T. (2014). BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR: CARACTERIZAÇÃO E PREVENÇÃO DO FENÔMENO. Unoesc & Ciência - ACHS, 5(2), 203–210. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/5657