Avaliação: revendo ações e conceitos

Autores

  • Rosangela Fernandes UNOESC

Resumo

 

O presente estudo, de base teórica, propõe uma reflexão sobre avaliação escolar. A temática discutida é a avaliação, seus desafios e possibilidades de concebê-la como um significativo momento de aprendizagem. Realizou-se uma rápida contextualização das diferenças entre “exames” e “avaliação”, para entender que a aferição do conhecimento é um processo de dominação e submissão. A problemática proposta foi: como transformar a avaliação em mais um momento de aprendizagem? Como objetivo propôs-se desvendar a face oculta da avaliação travestida de exame e conhecer a posição de autores em relação a saídas alternativas para efetivar a avaliação. Conclui-se que o educador não é o culpado único, mas foi transformado em mais um agente ideológico do processo de exclusão. Realizar ações avaliativas é ser amoroso, saber acolher e ajudar o educando na sua formação como ser humano, melhorando sua qualidade de vida.

Palavras-chave: Avaliação. Exames. Aprendizagem. Vida.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Fernandes, UNOESC

Acadêmica da 8ª fase do Curso de Pedagogia - UNOESC - Campus de São Miguel do Oeste

Downloads

Publicado

2011-03-18

Como Citar

Fernandes, R. (2011). Avaliação: revendo ações e conceitos. Unoesc & Ciência - ACHS, 1(2), 121–130. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/562