Avaliação: revendo ações e conceitos
Resumo
O presente estudo, de base teórica, propõe uma reflexão sobre avaliação escolar. A temática discutida é a avaliação, seus desafios e possibilidades de concebê-la como um significativo momento de aprendizagem. Realizou-se uma rápida contextualização das diferenças entre “exames” e “avaliação”, para entender que a aferição do conhecimento é um processo de dominação e submissão. A problemática proposta foi: como transformar a avaliação em mais um momento de aprendizagem? Como objetivo propôs-se desvendar a face oculta da avaliação travestida de exame e conhecer a posição de autores em relação a saídas alternativas para efetivar a avaliação. Conclui-se que o educador não é o culpado único, mas foi transformado em mais um agente ideológico do processo de exclusão. Realizar ações avaliativas é ser amoroso, saber acolher e ajudar o educando na sua formação como ser humano, melhorando sua qualidade de vida.
Palavras-chave: Avaliação. Exames. Aprendizagem. Vida.