ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PERCORRENDO O CAMINHO ATÉ O PACTO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Resumo
O artigo teve por objetivo refletir sobre o caminho da alfabetização e letramento percorrido no Brasil até o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que visa alfabetizar todas as crianças matriculadas no ensino fundamental até os oito anos de idade. Toma por referência as políticas de educação constituídas a partir do século XX, sinalizando alguns marcos legais e programas, bem como a formação docente e a responsabilização destes frente ao cenário educacional do qual faz parte o Pacto. Segue problematizando alguns pontos do Pacto, entre eles a delimitação da idade certa, a formação docente com cronograma e metodologia preestabelecidos e o enfoque em apenas duas áreas do conhecimento. Conclui tecendo algumas reflexões parciais acerca do programa, considerando o estágio de implementação em que se encontra.
Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Formação docente. Pacto da alfabetização na idade certa.