A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NA APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Karimone Paula Galio Ferrari Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Capinzal.
  • Suzana Dambros Savenhago Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Ouro.
  • Maria Teresa Ceron Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A aprendizagem na Educação Infantil deve ser algo prazeroso e é por meio do lúdico que o professor pode proporcionar o desenvolvimento com alegria e seriedade ao mesmo tempo. A infância é uma fase de grandes descobertas e o aprender deve ser algo mágico, significativo e interessante, o brincar deve estar presente, não somente como diversão e passatempo, mas como uma ferramenta que leva ao conhecimento. Este artigo pretendeu analisar a contribuição do lúdico nos processos de desenvolvimento e de aprendizagem das crianças na educação infantil. A base empírica deste artigo é uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, tendo como amostra professores que atuam na Educação Infantil. Os dados coletados e analisados permitiram verificar que o professor como mediador não pode ser um espectador, precisa participar e ensinar a brincar, brincando. O lúdico proporciona à criança seu desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral. No brincar, a criança desenvolve sua personalidade, sua imaginação, sua autonomia. No jogar, a criança aprende a respeitar regras, condição essencial para uma vida em sociedade.

Palavras-chave: Lúdico. Brincar. Desenvolvimento. Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karimone Paula Galio Ferrari, Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Capinzal.
Pós-graduada em Psicopedagogia. Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Capinzal. E-mail: karimonepaula@gmail.com
Suzana Dambros Savenhago, Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Ouro.

Pós-graduada em Psicopedagogia. Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Ouro.

E-mail: suzanadambros@yahoo.com.br
Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. E-mail: mariateresa.trevisol@unoesc.edu.br

 

Publicado
05-06-2014
Como Citar
Ferrari, K. P. G., Savenhago, S. D., & Trevisol, M. T. C. (2014). A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NA APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Unoesc & Ciência - ACHS, 5(1), 15-22. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/4560