A CULTURA E MEMÓRIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Claudio Luiz Orço UNOESC
  • Debora Ferreira
  • Rosiclei Vicentini

Resumo

 

O presente artigo é resultado do trabalho realizado pela Universidade do Oeste de Santa Catarina em parceira com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência  (PIBID). O texto conduz uma reflexão acerca da importância do debate nas escolas de Educação Básica sobre cultura e valorização da memória para a compreensão da História local. A escolha do tema está relacionada ao trabalho sobre resgate cultural, que auxilia no aprendizado de alunos e professores na compreensão sobre a importância do ensino da cultura histórica ao fortalecimento da sua identidade social. Assim, pensar a cultura e a identidade social das nossas escolas, leva-nos a refletir como o material didático além dos professores da Educação Básica podem contribuir com a formação de uma sociedade crítica e consciente, considerando a unidade escolar como um espaço de debates, necessário e importante à compreensão da cultura e da história local.

Palavras-chave: Cultura. História. Patrimônio. Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Luiz Orço, UNOESC

Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, Campus de Xanxerê/SC

Downloads

Publicado

2013-11-26

Como Citar

Orço, C. L., Ferreira, D., & Vicentini, R. (2013). A CULTURA E MEMÓRIA NO CONTEXTO ESCOLAR. Unoesc & Ciência - ACHS, 4(2), 139–146. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/3745