Reinventando a escola: o lúdico no desenvolvimento da autonomia e motivação

Autores

  • Aline Ide Albani
  • Lindaula Fernandes
  • Janaína Daiane Fornari Forlin
  • Deyse Hoch
  • Tatiane Spagnol
  • Kélen Cristina Rodrigues Tonello

Resumo

Estudos vem sendo realizados com o objetivo de destacar a importância do lúdico para o  desenvolvimento integral da criança. Especificamente, para estudantes que apresentam dificuldades no processo de aprender, o lúdico traz a possibilidade de recuperar a autoestima, a autonomia e a motivação. Tais conceitos se evidenciam na realização de atividades em que os alunos podem colaborar e interagir em pares, invocando diferentes saberes, habilidades e atitudes. Nesse contexto, este trabalho relata e analisa a aprendizagem dos alunos da sala de reforço da EEB. Dom Oscar Arnulfo Romero em uma das ações realizadas no projeto Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Foi possível identificar a elevação da autoestima pela valorização dos diferentes saberes à medida que os alunos conseguiam realizar com êxito as tarefas propostas. O trabalho em equipe suscitou a necessidade de negociação, de tomada de decisão, desenvolvendo a autonomia do aluno. A motivação foi evidenciada no interesse e participação efetiva nas aulas de reforço escolar. Diante disso, pode-se intuir que é fundamental que a escola desenvolva atividades metodológicas diferenciadas, de caráter inovador e interdisciplinar, que contribuam para a formação integral do educando.

Palavras-chave: Lúdico no processo de aprendizagem. Autonomia. Motivação.

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Publicado

2012-12-11

Como Citar

Ide Albani, A., Fernandes, L., Fornari Forlin, J. D., Hoch, D., Spagnol, T., & Rodrigues Tonello, K. C. (2012). Reinventando a escola: o lúdico no desenvolvimento da autonomia e motivação. Unoesc & Ciência - ACHS, 47–56. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/2430