Reinventando a escola: o lúdico no desenvolvimento da autonomia e motivação
Resumo
Estudos vem sendo realizados com o objetivo de destacar a importância do lúdico para o desenvolvimento integral da criança. Especificamente, para estudantes que apresentam dificuldades no processo de aprender, o lúdico traz a possibilidade de recuperar a autoestima, a autonomia e a motivação. Tais conceitos se evidenciam na realização de atividades em que os alunos podem colaborar e interagir em pares, invocando diferentes saberes, habilidades e atitudes. Nesse contexto, este trabalho relata e analisa a aprendizagem dos alunos da sala de reforço da EEB. Dom Oscar Arnulfo Romero em uma das ações realizadas no projeto Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Foi possível identificar a elevação da autoestima pela valorização dos diferentes saberes à medida que os alunos conseguiam realizar com êxito as tarefas propostas. O trabalho em equipe suscitou a necessidade de negociação, de tomada de decisão, desenvolvendo a autonomia do aluno. A motivação foi evidenciada no interesse e participação efetiva nas aulas de reforço escolar. Diante disso, pode-se intuir que é fundamental que a escola desenvolva atividades metodológicas diferenciadas, de caráter inovador e interdisciplinar, que contribuam para a formação integral do educando.
Palavras-chave: Lúdico no processo de aprendizagem. Autonomia. Motivação.