Educação Moral e Cívica: disciplina e prática escolar nas memórias de professores do Oeste Catarinense (1969-1993)

Autores

  • André Luiz Onghero UNOESC - Campus de Xanxerê CEOM/UNOCHAPECÓ

Resumo

O artigo aborda o ensino de Educação Moral e Cívica (EMC) nas escolas do Oeste Catarinense, durante o período de 1969 a 1993, a partir de depoimentos de professores que relatam práticas de ensino, atividades extraclasse, comemorações cívicas e opiniões acerca da retirada da EMC dos currículos escolares. Esta disciplina esteve presente nos currículos escolares a partir da Proclamação da República, em certos períodos, como disciplina escolar e, em outros, como prática educativa. Após a instalação da Ditadura Militar, foi incluída como disciplina escolar obrigatória e prática educativa, permanecendo nos currículos escolares até 1993. Nas entrevistas, os professores narram diferentes práticas,  demonstrando relativa autonomia em suas aulas.

Palavras-chave: Educação Moral e Cívica. Práticas escolares. Memórias de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Onghero, UNOESC - Campus de Xanxerê CEOM/UNOCHAPECÓ

Graduado em História pela UNOESC campus de Chapecó (2001), Especialista em História: Cidade, Cultura e Poder pela UNOCHAPECÓ (2005), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação/UNICAMP (2007)

Downloads

Publicado

2012-11-26

Como Citar

Onghero, A. L. (2012). Educação Moral e Cívica: disciplina e prática escolar nas memórias de professores do Oeste Catarinense (1969-1993). Unoesc & Ciência - ACHS, 3(2), 131–140. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/2133