A formação de valores no contexto da educação básica

  • Ester Rauk Berto
  • Marco André Serighelli
Palavras-chave: Valores, Cidadania, Educação Básica

Resumo

O presente trabalho trata da formação de valores em sala de aula, promovendo a prática da cidadania durante as atividades propostas, como subsidio para a construção de indivíduos mais críticos, éticos e morais. Seu objetivo principal foi justamente promover a formação de valores no contexto da educação básica, com o intuito de sensibilizá-los desde os primeiros anos de vida a trilharem seus caminhos dentro de valores essenciais para que possam viver e conviver da melhor maneira possível em sociedade, agindo com justiça e respeito para com seu próximo. As práticas aqui apresentadas foram realizadas durante o estágio supervisionado do curso de Pedagogia aplicado em duas turmas, sendo uma de educação infantil e outra nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados obtidos superaram as expectativas, sendo isso possível pela participação constante dos alunos durante o período de realização das atividades propostas. Os educandos expressaram curiosidade e atenção a tudo o que foi construído, questionando continuamente. Vale lembrar que este trabalho é apenas um ponto inicial na busca dos resultados objetivados que certamente ocorrerão em longo prazo, carecendo que a formação de valores seja desenvolvida diariamente dentro e fora dos muros da instituição escolar, necessitando de um envolvimento de todos os seus participantes para dar seguimento as experiências vividas durante o período de realização dos estágios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARP, Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe. Diretriz curricular da educação infantil da AMARP. Videira: Editora Própria, 2016.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Moderna, 2003.

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: Ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 2011.

BOFF, Leonardo. Ética da vida: a nova centralidade. Rio de Janeiro: Record, 2009.

BRASIL. Ministério da educação e do Desporto. Secretária de Educação fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, MEC/ SEF, 1998, vol. 3.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016. Disponível em:. Acesso em: 30 de maio. 2017.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Fundamental. Lei nº 9.9394/96, de 20 de dezembro de 1996, 5. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Eduções Câmara, 2010.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Brasil, 1988. Disponível em: http://forumeja.org.br/sites/forumeja.org.br/files/constituicaofederal1988.pdf . Acesso em 30 de maio de 2017.

FAZENDA, Ivani Catarina. Interdisciplinaridade: Um projeto em parceria. 3.ed. São Paulo: Loyola, 1995.

REGO Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1996.
Publicado
29-06-2020
Como Citar
Berto, E. R., & Serighelli, M. A. (2020). A formação de valores no contexto da educação básica . Unoesc & Ciência - ACHS, 10(2), 79-86. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/20588