Tipos de personalidade e satisfação no trabalho de profissionais do magistério de uma escola estadual da rede pública de ensino pertencente à 5ª gerência de educação (Gered) do município de Xanxerê

Autores

  • Zilmara Aparecida Maciel
  • Cleocimar Aigner Paludo
  • Ana Paola Grando
  • Fábio Augusto Lise Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Palavras-chave:

Satisfação, Tipos de personalidade, Docentes

Resumo

Este estudo está vinculado à linha de pesquisa de Educação, Diversidade e Inclusão Social do Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio Cultural (GEPPAC) da Universidade do Oeste de Santa Catarina. O objetivo nesta pesquisa foi analisar a relação entre a tipologia das personalidades de Holland e a satisfação com a natureza do trabalho. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, aprovada pelo CEP da Unoesc Xanxerê, cujos sujeitos foram sete docentes de uma escola da rede pública de ensino de Xanxerê, SC. Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Satisfação no Trabalho, validada para o contexto nacional por Siqueira (2005), e análise documental das Atribuições dos Profissionais do Magistério, de acordo com a SED, para atender às seguintes dimensões de análise: a personalidade relacionada às atribuições de cargo, a satisfação com a natureza do trabalho e a relação da satisfação com a natureza do trabalho e o tipo de personalidade. Dos sete profissionais participantes da pesquisa, seis apresentaram similaridade entre a tipologia de personalidade e a atribuição do cargo que exercem, resultando na identificação com a área e a função exercida. Cinco demonstraram alto grau de satisfação com a natureza do trabalho, expressando autoconhecimento por meio da escolha profissional e grande identificação com a função. Dois profissionais apresentaram alto grau de insatisfação com a natureza do trabalho em decorrência da má remuneração e da desvalorização para com a qualificação do trabalho desempenhado. Foi constatado que o profissional que possui autoconhecimento de sua personalidade apresenta maior identificação com o trabalho exercido, resultando em uma maior satisfação profissional.

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Publicado

2019-05-28

Como Citar

Maciel, Z. A., Paludo, C. A., Grando, A. P., & Lise, F. A. (2019). Tipos de personalidade e satisfação no trabalho de profissionais do magistério de uma escola estadual da rede pública de ensino pertencente à 5ª gerência de educação (Gered) do município de Xanxerê. Unoesc & Ciência - ACHS, 10(1), 55–62. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/20329