Subjetividades do ser humano contemporâneo: educação e trabalho

Autores

  • Araceli Girardi Universidade do Oeste de Santa Catarina-Unoesc

Palavras-chave:

Educação, Trabalho, Ser humano, Capitalismo

Resumo

O texto apresenta reflexões acerca da relação do trabalho e da educação a partir de mudanças e de transformações ocorridas nas últimas décadas. O tema sobre trabalho e educação no Brasil necessita da compreensão mais ampla de acordo com o contexto político, econômico e social constituído em diferentes períodos históricos. A investigação, com base em referenciais teóricos, tem, como fonte principal, contribuições de Saviani (2007). A escola, no âmbito de formação do sujeito, adota características próximas as características desenvolvidas pelos modelos produtivos, permeados por idéias e interesses do sistema capitalista vinculada à descaracterização da função social da escola, da educação e das principais finalidades educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, R. Os sentidos do Trabalho: ensaios sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2009.

ANTUNES, R; ALVES, G. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educ. Soc., Campinas, v. 25, n. 87, p. 335-351, maio/ago. 2004.

ARRIGHI, G. A ilusão do desenvolvimento. Rio Janeiro: Vozes, 1997.

DURKHEIM, É. Educação e sociologia. In: DURKHEIM, É. Com um estudo da obra de Durkheim pelo prof. Paul Fauconnet. Tradução: Lorenço Filho. 11. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

FRIGOTTO, G. Educação e crise do capitalismo real. 5. ed. São Paulo: Cotez, 2003.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Educação Profissional e Desenvolvimento. In: UNESCO. Internacionl Handbook of Educattion for Changing Word of Work. Germany: UNIVOC, 2009. Coletânea organizada pelo Centro Internacional de Educação Tecnica e Profissional, com UNESCO, Berlim, 2005.

KUENZER, A. Z.; GRABOWSKI, G. Educação Profissional: desafios para a construção de um projeto para os que vivem do trabalho. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 297-318, jan./jun. 2006.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. In: MARX, K. O processo de produção do capital. 10. ed. Tradução: Reginaldo Santana. São Paulo: Difel, 1985.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Caxambu, MG. v. 12, n. 34, 152-165, jan./abr.2007.

Downloads

Publicado

29-06-2020

Como Citar

Girardi, A. (2020). Subjetividades do ser humano contemporâneo: educação e trabalho. Unoesc &Amp; Ciência - ACHS, 10(2), 149–156. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/19448