A Educação Ambiental Pandisciplinar: Um Enfoque nos Livros Didáticos

  • Adriano Marcelo Thiel Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Alvori Ahlert Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Palavras-chave: Pandisciplinaridade, Livros didáticos, Educação ambiental

Resumo

O presente trabalho traz uma nova forma de pensar a disciplinaridade, expondo o conceito de pandisciplinaridade, que vem a ser uma maneira diferente de observar os assuntos educacionais e associá-los às áreas do conhecimento, já que pensa em algo que deve estar presente em todas as disciplinas escolares, indiferente de qual ela seja. E a educação ambiental deve ter essas características, uma vez que ela deve estar presente nas preocupações dos mais diferentes campos do conhecimento humano. É importante também destacar como esse tipo de conhecimento é exposto e trabalhado nas mais diferentes áreas. E justamente por isso deve-se dar uma atenção bem especial à forma como o livro didático pensa e traz a educação ambiental, tendo em vista que muitos professores partem, quase que exclusivamente, dos livros. A educação ambiental, além de explícita em alguns momentos, deve ser uma preocupação constante, sobretudo nos exemplos presentes nos materiais.

Biografia do Autor

Adriano Marcelo Thiel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em desenvolvimento Rural Sustentável do PPG-DRS, UNIOESTE. É graduado em Filosofia, Sociologia e Pedagogia e pós-graduado em Educação Especial e Sociedade Inclusiva.

Alvori Ahlert, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Pós-Doutor em Educação, Doutor em Teologia, Mestre em Educação nas Ciências. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – PPG_DRS.

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Publicado
27-05-2019
Como Citar
Thiel, A. M., & Ahlert, A. (2019). A Educação Ambiental Pandisciplinar: Um Enfoque nos Livros Didáticos. Unoesc & Ciência - ACHS, 10(1), 15-20. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/18848