Aquecimento global: percepções dos estudantes do ensino médio

Autores

  • Arthur Breno Stürmer Unoesc- Joaçaba
  • Joviles Vitório Trevisol Unoesc- Joaçaba
  • Elis Angela Botton UFSM

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa que discutem a percepção do aquecimento global entre estudantes do ensino médio, considerando as fontes de informação. Teve como objetivos levantar um suporte teórico para discutir a crise ecológica atual e o aquecimento global, investigar a percepção dos estudantes do ensino médio sobre tal fenômeno e captar o grau de importância que o aquecimento global tem no cotidiano desses estudantes. A investigação depois de um instrumento de pesquisa contemplando o aquecimento global em meio aos demais problemas ambientais. Salienta-se que os estudantes pesquisados percebem o quanto o aquecimento global já atinge as atividades humanas, porém falta relacionar as consequências do aquecimento global incidentes sobre a vida cotidiana. No entanto, há boa percepção das causas do fenômeno e seu alcance, além da noção de que a responsabilidade pelo aquecimento global é do ser humano. Assim, mesmo que os estudantes percebam a gravidade do problema a partir de um nível de conhecimento apenas razoável do tema, já exprimem sua preocupação apontando a participação individual como possível solução. Palavras-chave: Crise ecológica. Mudança climática. Efeito estufa. Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Breno Stürmer, Unoesc- Joaçaba

ESPECIALISTA E GEOGRAFIA AMBIENTAL DO SUL DO BRASIL. PROF.º DE GEOGRAFIA

Joviles Vitório Trevisol, Unoesc- Joaçaba

PÓS-DOUTOR EM SOCIOLOGIA pela Universidade de Coimbra. COORDENADOR DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina) - Campus de Joaçaba/SC.

Elis Angela Botton, UFSM

ESPECIALISTA EM GEOCIÊNCIAS, PROF.ª DE GEOGRAFIA

Downloads

Publicado

2010-07-16

Como Citar

Stürmer, A. B., Trevisol, J. V., & Botton, E. A. (2010). Aquecimento global: percepções dos estudantes do ensino médio. Unoesc & Ciência - ACHS, 1(1), 21–28. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/178