Correlação entre a Psicologia e os princípios da Bioética

  • Jordana dos Santos Saorin Universidade do Oeste de Santa Catarina - Videira
  • Claudio Bertotto

Resumo

No presente artigo teve-se como tema a Bioética, delimitando-se na correlação entre seus princípios e a Psicologia. Objetiva-se levar conhecimento aos profissionais da área para que aperfeiçoem a relação com seus pacientes e com outros envolvidos no processo de atendimento. Os princípios da Bioética – autonomia, justiça, não maleficência e beneficência – fornecem uma proposta para o modo de agir e pensar do psicólogo, dessa forma, auxiliando em seu trabalho. Neste artigo aborda-se a consolidação do conceito de Bioética, a Psicologia e seus campos de atuação, os princípios bioéticos e a relação destes com a área psicológica. O tema proposto aqui, além de ser uma forma de ampliar o conhecimento acerca do assunto, pode contribuir para a sociedade de modo geral, mas, mais especificamente, para como os indivíduos são atendidos diante de suas necessidades.

Palavras-chave: Bioética. Princípios. Psicologia. Atendimento.

Biografia do Autor

Jordana dos Santos Saorin, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Videira
Estudante de Psicologia.
Claudio Bertotto
Graduado em Filosofia pela Universidade São Francisco (USF), Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Professor titular da Unoesc Videira.
Publicado
20-12-2018
Como Citar
Saorin, J., & Bertotto, C. (2018). Correlação entre a Psicologia e os princípios da Bioética. Unoesc & Ciência - ACHS, 9(2), 119-124. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/16628