O processo de ensino e aprendizado na área da saúde humana para atuação no Sistema Único de Saúde
Resumo
Os currículos da área de saúde primam por uma educação de excelência, na qual os conceitos de multiprofissionalidade e integralidade devem ser articulados pelas matrizes curriculares com o objetivo de formar profissionais aptos a atuarem no Sistema Único de Saúde, que é responsável pela maior parte dos atendimentos em saúde no Brasil. O objetivo com este trabalho foi repensar sobre como os temas voltados à saúde pública são trabalhados nos componentes curriculares nos cursos da área da saúde. Quais são os desafios de trabalhar o conceito de saúde? Como ocorre a aceitação pelos alunos de uma Universidade da Cidade de Chapecó, SC? Essa discussão teve origem em um curso de especialização promovido pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação que visou debater essa e outras temáticas referentes ao ensino superior em saúde no País. A metodologia empregada foi a dinâmica de “rodas de conversas” com os professores dos cursos da área da saúde da Unoesc Chapecó. Utilizaram-se questões norteadoras, as quais foram amplamente discutidas, e gerou-se o corpus para análise, na forma de relatos de vivências e possibilidades de se implementar a proposta do trabalho inter e multidisciplinar com o olhar voltado para a atuação na saúde pública.
Palavras-chave: Saúde pública. Cursos. Discussão. Metodologia.