O processo de ensino e aprendizado na área da saúde humana para atuação no Sistema Único de Saúde

Autores

  • Edson Pilger Dias Sbeghen
  • Mônica Raquel Sbeghen
  • Gabriela Gonçalves Oliveira
  • Susana Padoin

Resumo

Os currículos da área de saúde primam por uma educação de excelência, na qual os conceitos de multiprofissionalidade e integralidade devem ser articulados pelas matrizes curriculares com o objetivo de formar profissionais aptos a atuarem no Sistema Único de Saúde, que é responsável pela maior parte dos atendimentos em saúde no Brasil. O objetivo com este trabalho foi repensar sobre como os temas voltados à saúde pública são trabalhados nos componentes curriculares nos cursos da área da saúde. Quais são os desafios de trabalhar o conceito de saúde? Como ocorre a aceitação pelos alunos de uma Universidade da Cidade de Chapecó, SC? Essa discussão teve origem em um curso de especialização promovido pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação que visou debater essa e outras temáticas referentes ao ensino superior em saúde no País. A metodologia empregada foi a dinâmica de “rodas de conversas” com os professores dos cursos da área da saúde da Unoesc Chapecó. Utilizaram-se questões norteadoras, as quais foram amplamente discutidas, e gerou-se o corpus para análise, na forma de relatos de vivências e possibilidades de se implementar a proposta do trabalho inter e multidisciplinar com o olhar voltado para a atuação na saúde pública.

Palavras-chave: Saúde pública. Cursos. Discussão. Metodologia.

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Publicado

2017-10-05

Como Citar

Sbeghen, E. P. D., Sbeghen, M. R., Oliveira, G. G., & Padoin, S. (2017). O processo de ensino e aprendizado na área da saúde humana para atuação no Sistema Único de Saúde. Unoesc & Ciência - ACHS, 8(2), 211–218. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/15864