Percepção do professor sobre o fenômeno bullying no ambiente escolar

  • Valéria Ferreira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Janaina Fatima Rowe Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Lisandra Antunes de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A pesquisa teve por objetivo conhecer a percepção do professor acerca do bullying e saber que sentimentos as situações de bullying despertavam nele. A violência no ambiente escolar tem sido um problema cada vez mais frequente. O bullying caracteriza-se por um relacionamento interpessoal marcado por um desequilíbrio de forças, envolvendo atitudes agressivas, intencionais e repetidas, tomadas por um estudante contra o outro. Nesse contexto, o professor contribui para favorecer o bem-estar psicossocial no ambiente escolar. Os participantes foram cinco professores da rede pública de ensino, que responderam a um questionário semiestruturado. Para analisar os dados, foi utilizado o método de análise de conteúdo. De modo geral, os resultados indicam que os professores enfrentam esse tipo de violência em seu cotidiano. Eles têm interesse em reduzir esses comportamentos, assim como se sentem afetados e acreditam que o bullying prejudica o trabalho em sala de aula.

Palavras-chave: Bullying. Relação professor-aluno. Ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Ferreira, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Acadêmica do curso de psicologia da universidade do oeste de santa catarina - campus de são miguel do oeste
Janaina Fatima Rowe, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Acadêmica do curso de psicologia da universidade do oeste de santa catarina - campus de são miguel do oeste
Lisandra Antunes de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Psicologia Social e da Personalidade e Professora do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina

Publicado
16-07-2010
Como Citar
Ferreira, V., Rowe, J. F., & Antunes de Oliveira, L. (2010). Percepção do professor sobre o fenômeno bullying no ambiente escolar. Unoesc & Ciência - ACHS, 1(1), 57-64. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/138